fernandinho

Pela direita. Assim, Fernandinho retomou uma história que parecia acabada no Grêmio. Mais do que isso, entrou para uma galeria de heróis do clube. O atacante de 32 anos é mais um dos personagens que viraram o jogo neste 2017. Há um ano, a sua intenção, e a do Flamengo também, era prorrogar o empréstimo e permanecer no Rio por mais uma temporada, a última do vínculo de quatro anos com o Grêmio.

 

Fernandinho saiu de férias com a mulher e o filho com o futuro indefinido. Curtiu as praias de Fortaleza, esticou até as piscinas do Beach Park e zanzou pela capital cearense, um reduto de flamenguistas. Em algumas postagens das férias em seu Instagram, sempre vinha um comentário de torcedores do clube carioca pedindo pela sua permanência. Um deles tratou o tema com gravidade:

– O Flamengo nessa situação, e você de férias.

 

Fernandinho estava inclinado a permanecer no Flamengo por uma razão simples: no Rio, havia recebido oportunidades para jogar, o que pouco tinha conseguido em duas passagens pelo Grêmio. Só que Renato o queria. Pedira sua volta à direção. Mas percebeu que o alto salário, cerca de R$ 400 mil mensais, estimulava o Grêmio a abrir mão do atacante. O técnico entrou em ação. Telefonou para o celular de Fernandinho e disse que o esperava na Arena. Mais, prometeu que ganharia mais oportunidades do que nas Eras Enderson Moreira, Felipão e Roger Machado.

 

A oferta do Flamengo foi deixada de lado em troca da confiança de Renato. Não demorou para Fernandinho perceber que havia tomado a decisão correta. Em março, fez um golaço e empatou em 2 a 2 o Gre-Nal na Arena. Ali, acabou com o ranço da torcida. O que o atacante não sabia é que Renato havia planejado sua volta por cima pela direita. Atacante canhoto, estilo dos ponta-esquerdas das antigas, ele abraçou a ideia. Funcionou tanto que passou a ser chamado pela torcida de "O Robben Negro", pelo corte seco para dentro seguido de chute forte.

 

Fernandinho fecha o ano como titular. Herdou a vaga de Pedro Rocha na extrema esquerda, fez gol na final da Libertadores e virou peça fundamental. Mas há quem aposte que ele seja melhor pela direita.