As diferenças

Orientação sexual

 

Se refere por quem eu me sinto atraído. Os tipos mais comuns são heterossexual (atração por pessoas do sexo oposto), homossexual (atração por pessoas do mesmo sexo) e bissexual (atração por pessoas de ambos os sexos).

 

 

Cisgênero

 

Pessoa que se identifica com seu gênero de nascença. Exemplo: nasceu mulher e se identifica como tal.

 

Transgêneros

 

Se identificam com o sexo oposto ao do nascimento. Exemplo: uma pessoa que nasceu com órgãos sexuais masculinos, mas se vê como mulher e muda o corpo.

 

Travestis

 

Pessoas que vivem o gênero oposto ao do nascimento, que geralmente mudam seu corpo, mas rejeitam a cirurgia de redesignação. A travesti se vê como um ser feminino, mas não exatamente como uma mulher.

 

E as drag queens?

O termo drag queen se refere a uma personagem para uma performance. Não é uma pessoa sendo ela mesma, é um trabalho. As drags não usam procedimentos cirúrgicos ou hormônios, por exemplo, para se parecerem com uma mulher. Apenas roupa e maquiagem.

 

Geralmente, as drags, quando desmontadas, são homens gays, e não transgêneros. Homens héteros que trabalham como drag queen são menos frequentes.

 

A origem do termo é incerta. Uma das teorias diz que a palavra “drag” designava os atores que faziam papeis femininos no século 19. Outra defende que a palavra vem das iniciais de “dressed resembling a girl” (vestido como uma garota, em tradução livre).

 

Também existem drag kings, ou seja, mulheres que se vestem para parecerem homens para uma performance.

 

Já faux queen ou bio queen são mulheres que se “montam”, exagerando suas características femininas, para uma apresentação. É mais comum em países como EUA.

 

Fonte: Sophia Starosta, mestranda em psicologia social pela Ufrgs e pesquisadora em gênero e sexualidade.