POSSÍVEIS CANDIDATOS À PREFEITURA DE CAXIAS

Quem está no páreo para o pleito municipal de 2024

Nomes já colocados ao debate sucessório

PSDB

O atual prefeito, Adiló Didomenico, é o nome preferencial para ir à reeleição. Deverá ter o apoio do PTB, que está na base do governo, e pode ser acompanhado por siglas que entraram recentemente no governo, como União Brasil e Republicanos. Terá ao seu lado o Cidadania, com quem os tucanos compõem federação.

PT

Depois de recorrer ao atual deputado estadual Pepe Vargas em cinco eleições, o nome mais cotado é o da deputada federal Denise Pessôa. A sigla também quer construir uma coligação de partidos que estejam alinhados com o plano de governo, não necessariamente da centro-esquerda. Tem federação com o PCdoB e PV (Brasil da Esperança), e pode ter ao seu lado PSOL, Rede, Solidariedade, além de PSB e PDT – todos participaram do encontro municipal dos petistas.

PL

O vereador Maurício Scalco já se anuncia como pré-candidato. Ele está atualmente no Novo, mas já acertou a troca para o PL, que irá se confirmar na janela partidária. Ao lado dele, estarão Novo, Progressistas e Podemos, em uma chamada frente ampla da direita, que pode agregar mais partidos até as eleições.

Partidos importantes, mas que ainda não definiram o rumo eleitoral

PDT

A nova executiva do partido em Caxias está mais alinhada com o diretório nacional, com um posicionamento mais próximo da centro-esquerda. Nos bastidores, se fala de uma possibilidade de coligar-se com o PT. Mas o partido não fecha a porta para o MDB, parceiro de 12 anos à frente da prefeitura (entre 2005 e 2016).

MDB

Partido deverá ter candidato a prefeito, mas ainda não sabe quem será. O nome mais desejado pelos emedebistas é do ex-prefeito e ex-governador José Ivo Sartori, que recebeu recentemente o título de Cidadão Caxiense na Câmara, mas essa pretensão não deve se materializar. A sigla é desejada tanto por esquerda quanto por direita para uma coligação.

PSB

Partido ainda não definiu o rumo que irá seguir. Tem possibilidades à centro-esquerda (com o PT), ao centro (com o MDB), de indicar nome próprio ou então seguir ao lado do prefeito Adiló Didomenico. A decisão deve ser tomada após encontro para atrair novos filiados, no fim de outubro.

Republicanos

Há recomendação da executiva estadual para que a sigla tenha candidatos na majoritária das principais cidades. Mesmo assim, os republicanos integram a base do Governo Adiló, de quem podem indicar o candidato a vice-prefeito. Partido fez convite ao atual secretário de Meio Ambiente, João Uez, para se filiar e concorrer a prefeito, e decisão, segundo ele, deve acontecer até o final deste ano.

Siglas que não devem estar na majoritária

União Brasil

Com comissão provisória recentemente formada em Caxias, o partido já tem negociações avançadas com um atual vereador para migrar para o União Brasil na janela partidária, e pretende manter a cadeira na Câmara após as eleições. No momento, a tendência é de compor chapa com Adiló.

PSD

Está tentando viabilizar uma candidatura majoritária, mas também trabalha com as que já se apresentaram. Partido seguirá o estatuto, que o define como de centro-direita, e deve se aproximar de quem estiver mais alinhado.

PTB

Partido tem a maioria dos cargos do primeiro escalão do Governo Adiló, com quem deve seguir para 2024. Além disso, aguarda confirmação da fusão com o Patriota, criando o Mais Brasil. A expectativa é que, até novembro, o Tribunal Superior Eleitoral vote e aprove a nova sigla.