A diferença entre os trabalhos de conservação de vias de Porto Alegre
Há três modelos de conservação feitos nas ruas pela prefeitura
› É o que antes se chamava de tapa-buraco
› Trata-se de um trecho pequeno na via que está degradado. Nesse caso, se faz um recorte e colocação do novo asfalto, sempre controlando a qualidade da massa e boa compactação
› A empresa PlanaTerra tem feito esse serviço e busca trazer novas tecnologias para compactar melhor para que não abra de novo tão rapidamente
› A ideia da prefeitura é usar cada vez menos a emergencial e fazer a manutenção de toda a rua, o que se chama de conservação padrão
› Serviço feito em trechos maiores, onde há falhas no asfalto e pedras irregulares expostas, problema comum em ruas de bairros
› Com esse tipo de conservação, muitos pedidos pela Central 156 acabam sendo encerrados
› Os técnicos removem o pavimento danificado e só depois é que o asfalto é aplicado na pista
› A SMSUrb está focando mais nesse serviço porque o tempo de durabilidade é maior
› Esse tipo de serviço é feito em ruas não pavimentadas
› Depois de um estudo técnico para avaliar a viabilidade, é aplicada uma camada de asfalto em uma base de saibro em vias de pequena extensão e com baixo volume de tráfego
› Isso dimiunui o custo do patrolamento e traz mais qualidade de vida para os moradores