A diferença entre os trabalhos de conservação de vias de Porto Alegre

Há três modelos de conservação feitos nas ruas pela prefeitura

› É o que antes se chamava de tapa-buraco

› Trata-se de um trecho pequeno na via que está degradado. Nesse caso, se faz um recorte e colocação do novo asfalto, sempre controlando a qualidade da massa e boa compactação

› A empresa PlanaTerra tem feito esse serviço e busca trazer novas tecnologias para compactar melhor para que não abra de novo tão rapidamente

› A ideia da prefeitura é usar cada vez menos a emergencial e fazer a manutenção de toda a rua, o que se chama de conservação padrão

› Serviço feito em trechos maiores, onde há falhas no asfalto e pedras irregulares expostas, problema comum em ruas de bairros

› Com esse tipo de conservação, muitos pedidos pela Central 156 acabam sendo encerrados

› Os técnicos removem o pavimento danificado e só depois é que o asfalto é aplicado na pista

› A SMSUrb está focando mais nesse serviço porque o tempo de durabilidade é maior

› Esse tipo de serviço é feito em ruas não pavimentadas

› Depois de um estudo técnico para avaliar a viabilidade, é aplicada uma camada de asfalto em uma base de saibro em vias de pequena extensão e com baixo volume de tráfego

› Isso dimiunui o custo do patrolamento e traz mais qualidade de vida para os moradores