Os modelos de negócios das startups
O objetivo de se destacar e de fazer a sua startup prosperar coloca uma meta em comum para maioria dos idealizadores: transformar a sua empresa em um unicórinio. O nome da criatura mágica não é escolhido por acaso, já que é uma aspiração ambiciosa e exige muito esforço.
Criado em 2013, pela investidora Aileen Lee, o termo se refere às startups que atingem uma avaliação de mercado (valuation) de pelo menos US$ 1 bilhão.
No Brasil, existem 22 unicórnios, conforme dados do StartupBase. Entre os exemplos estão 99 Táxis, iFood, Nubank, C6Bank, Quinto Andar e Gympass.
Diante de um mercado extremamente competitivo, as camelos se adaptam rapidamente às mudanças e aos cenários de crise. Se o público muda o perfil de consumo, ela sabe redirecionar o negócio para acompanhar o novo comportamento.
Essas startups têm um olhar mais focado na estabilidade financeira, sem apostar tanto em investimentos de riscos para ir validando o produto aos poucos e a longo prazo.
Um caso conhecido é a empresa GetNet que foi mudando as formas de pagamento de acordo com as condições do mercado. Outro exemplo é a plataforma de educação Hotmart que tem dados financeiros mais estáveis e também é unicórnio.
São startups ainda mais agressivas que as unicórnios e mais difíceis de se encontrar. Seu foco é chegar ao valor de mercado de US$ 1 bilhão em uma única rodada de financiamento.
A inovação dela é tão grande que os investidores já fazem essa aposta. É o caso da Uber.
São empresas que buscam uma competição mais saudável. Em oposição às unicórnios, focam no lucro e em melhorar a sociedade, sem "devorar" alguém ou algum setor para suas conquistas.
Na visão desses empreendedores, o objetivo é desenvolver uma concorrência com crescimento sustentável. Como o animal, a ideia é ser objetiva e deixar tudo "preto no branco" com ênfase na transferência. As zebras também andam em bandos, o que reforça a ideia do crescimento sem derrubar outros negócios.
Um exemplo dos Estados Unidos é a Zepeda Switchboard, uma plataforma criada para auxiliar estudantes a compartilharem oportunidades de carreira.