As principais obras previstas

BR-101 BR-290 BR-386
Praça de pedágio
Construção de praça de pedágio em Três Cachoeiras, com cobrança de tarifa de R$ 4,40 prevista para ter início em fevereiro de 2020
Bases operacionais
Construção de quatro bases operacionais em Três Cachoeiras (duas), Terra de Areia e Maquiné
Serviço de atendimento ao usuário
Construção de dois serviços de atendimento ao usuário em Três Cachoeiras e Maquiné
Balanças
Construção de duas balanças em Três Cachoeiras e Terra de Areia
Acessos
Construção de rotatória em Três Cachoeiras, junto à nova praça de pedágio, neste ano
Construção de dois acessos em São Pedro de Alcântara até 2020
Construção de dois acessos em Torres entre 2022 e 2023
Interconexões
Construção de uma interconexão em Três Forquilhas em 2023
Reformulação de uma interconexão em Osório entre 2022 e 2023
Retornos
Implantação de dois meio retornos em Três Cachoeiras neste ano
Reformulação de meio retorno em Osório em 2022
Reformulação de seis retornos em Osório, Três Cachoeiras e Torres em 2023
Passarelas
Implantação de 10 passarelas
Uma em Terra de Areia em 2020
Uma em Maquiné em 2021
Duas em Osório em 2021 e 2022
Três em Torres (duas em 2020 e uma em 2021)
Três em Três Cachoeiras (duas em 2022 e uma em 2023)
Iluminação
Implantação de 52,2 quilômetros de iluminação nas vias marginais
Implantação de 13,9 quilômetros de iluminação na pista principal entre Osório e Torres
Pista
Construção de 73,7 quilômetros de faixa adicional de pista em cada sentido, do entroncamento com a RS-030, em Osório, ao acesso à RS-118, em Gravataí, entre 2031 e 2033
Praça de pedágio
Realocação da praça de pedágio de Gravataí, no km 77, para o km 60 até 2020
Ampliação da praça de pedágio em Santo Antônio da Patrulha, com cobrança em ambos os sentidos a partir de agosto de 2020
Bases operacionais
Construção de três bases operacionais em Santo Antônio da Patrulha, Gravataí e Porto Alegre
Serviço de atendimento ao usuário
Construção de serviço ao atendimento ao usuário em Porto Alegre
Acessos
Construção de alça de retorno em Osório entre 2022 e 2023
Interconexões
Construção de duas interconexões em Gravataí, uma em Santo Antônio da Patrulha, uma em Osório e uma em Cachoeirinha - todas em 2020
Reformulação da interconexão do km 98, em Porto Alegre, em 2022
Passarelas
Construção de duas passarelas em Porto Alegre entre 2022 e 2023
Construção de duas passarelas em Gravataí entre 2023 e 2024
Passagens inferiores
Melhorias em Porto Alegre em 2020 e 2021
Melhorias em Santo Antônio da Patrulha entre 2031 e 2033
Melhorias em Gravataí entre 2031 e 2033
Melhorias em Osório em 2033
Iluminação
Implantação de 25,1 quilômetros de iluminação na pista principal, entre Osório e Gravataí, até 2023
Pista
Duplicação de 230,3 quilômetros
De 20,3 quilômetros entre Marques de Souza e Lajeado entre 2021 e 2023
De 5,1 quilômetros de Lajeado a Estrela entre 2022 e 2023 (atualmente, o trecho é considerado multivia, pois ainda precisa receber a implantação de acostamentos e canteiro central, além de defendas metálicas para separação das pistas - e mais cinco quilômetros de faixas adicionais)
De 25,6 quilômetros de Soledade a Fontoura Xavier entre 2023 e 2024
De 30,5 quilômetros de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025
De 54,9 quilômetros de Fontoura Xavier a Marques de Souza entre 2026 e 2028
De 34,6 quilômetros de Carazinho a Tio Hugo entre 2029 e 2030
De 59,3 quilômetros de Tabaí a Canoas entre 2034 e 2036 (atualmente, o trecho é considerado multivia, pois ainda precisa receber a implantação de acostamentos e canteiro central, além de defendas metálicas para separação das pistas)
Praças de pedágio
Construção de quatro praças de pedágio em Montenegro, Paverama, Fontoura Xavier e Victor Graeff, com início de cobrança prevista para fevereiro de 2020
Bases operacionais
Construção de sete bases operacionais em Nova Santa Rita, Montenegro, Paverama, Lajeado, Pouso Novo, Fontoura Xavier e Victor Graeff
Serviço de atendimento ao usuário
Construção de quatro serviços de atendimento ao usuário em Nova Santa Rita, Lajeado, Pouso Novo e Soledade
Balanças
Construção de duas balanças em Nova Santa Rita e Fontoura Xavier
Acessos
Construção de 56 acessos
Quatro em Marques de Souza, Lajeado e Forquetinha entre 2021 e 2022
Um em Lajeado entre 2022 e 2023
Três em Soledade entre 2024 e 2025
Treze em Fontoura Xavier e Marques de Souza entre 2026 e 2027
Seis em Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff entre 2029 e 2030
Quatro entre Paverama e Tabaí entre 2031 e 2032
Vinte e cinco entre Triunfo e Canoas entre 2034 e 2036
Vias marginais
Construção de 75,5 quilômetros de vias marginais
13 quilômetros em Lajeado entre 2021 e 2022
14,2 quilômetros em Soledade e Fontoura Xavier entre 2023 e 2024
2,6 quilômetros em Tio Hugo entre 2024 e 2025
0,9 quilômetro em São José do Herval entre 2026 e 2028
22,8 quilômetros em Estrela e Tabaí entre 2031 e 2033
9 quilômetros em Triunfo e Montenegro entre 2033 e 2035
13 quilômetros em Nova Santa Rita entre 2033 e 2036
Interconexões
Construção e/ou reformulação de 28 interconexões
Construir uma em Lajeado entre 2021 e 2022
Construir duas em Nova Santa Rita em 2022
Reformular uma em Lajeado entre 2022 e 2023
Reformular quatro entre Lajeado e Triunfo entre 2022 e 2023
Construir uma e reformular outra em Estrela entre 2022 e 2023
Reformular duas em Canoas e Nova Santa Rita entre 2022 e 2023
Reformular uma em Nova Santa Rita em 2023
Construir duas em Soledade entre 2023 e 2024
Construir duas em Soledade e Tio Hugo entre 2024 e 2025
Reformular trevo em Tio Hugo entre 2024 e 2025
Construir uma no acesso a Mormaço entre 2024 e 2025
Construir duas em São José do Herval e Pouso Novo entre 2026 e 2027
Reformular duas entre Marques de Souza e Pouso Novo entre 2026 e 2028
Construir duas em Estrela e Fazenda Vila Nova entre 2031 e 2033
Construir uma em Estrela entre 2031 e 2033
Construir uma no acesso a RS-440 em Triunfo entre 2034 e 2036
Reformular uma em Estrela entre 2034 e 2036
Retornos
Construção de 27 retornos
Dois em Marques de Souza entre 2021 e 2022
Cinco em Soledade entre 2024 e 2025
Nove entre Fontoura Xavier e Marques de Souza entre 2026 e 2028
Quatro em Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff entre 2029 e 2030
Dois meios retornos em Paverama entre 2031 e 2033
Quatro entre Triunfo e Canoas entre 2034 e 2036
Meio retorno em Montenegro entre 2034 e 2036
Passagens inferiores
Três melhorias em Lajeado entre 2021 e 2022
Uma melhoria em Soledade entre 2023 e 2024
Passarelas
Construção de 18 passarelas
Quatro em Marques de Souza e Lajeado entre 2021 e 2022
Sete em Lajeado, Tabaí, Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita entre 2022 e 2023
Três em Soledade e Fontoura Xavier entre 2023 e 2024
Uma em Estrela em 2024
Uma em Tio Hugo entre 2024 e 2025
Uma em São José do Herval entre 2026 e 2028
Uma em Santo Antônio do Planalto entre 2029 e 2030
Iluminação
Implantação de 43,9 quilômetros de iluminação na pista principal entre Carazinho e Nova Santa Rita entre 2019 e 2023
Implantação de 14,4 quilômetros de iluminação nas vias marginais entre 2019 e 2023
BR-101 BR-290 BR-386