Pista
Duplicação de 230,3 quilômetros
De 20,3 quilômetros entre Marques de Souza e Lajeado entre 2021 e 2023
De 5,1 quilômetros de Lajeado a Estrela entre 2022 e 2023 (atualmente, o trecho é considerado multivia, pois ainda precisa receber a implantação de acostamentos e canteiro central, além de defendas metálicas para separação das pistas - e mais cinco quilômetros de faixas adicionais)
De 25,6 quilômetros de Soledade a Fontoura Xavier entre 2023 e 2024
De 30,5 quilômetros de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025
De 54,9 quilômetros de Fontoura Xavier a Marques de Souza entre 2026 e 2028
De 34,6 quilômetros de Carazinho a Tio Hugo entre 2029 e 2030
De 59,3 quilômetros de Tabaí a Canoas entre 2034 e 2036 (atualmente, o trecho é considerado multivia, pois ainda precisa receber a implantação de acostamentos e canteiro central, além de defendas metálicas para separação das pistas)
Praças de pedágio
Construção de quatro praças de pedágio em Montenegro, Paverama, Fontoura Xavier e Victor Graeff, com início de cobrança prevista para fevereiro de 2020
Bases operacionais
Construção de sete bases operacionais em Nova Santa Rita, Montenegro, Paverama, Lajeado, Pouso Novo, Fontoura Xavier e Victor Graeff
Serviço de atendimento ao usuário
Construção de quatro serviços de atendimento ao usuário em Nova Santa Rita, Lajeado, Pouso Novo e Soledade
Balanças
Construção de duas balanças em Nova Santa Rita e Fontoura Xavier
Acessos
Construção de 56 acessos
Quatro em Marques de Souza, Lajeado e Forquetinha entre 2021 e 2022
Um em Lajeado entre 2022 e 2023
Três em Soledade entre 2024 e 2025
Treze em Fontoura Xavier e Marques de Souza entre 2026 e 2027
Seis em Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff entre 2029 e 2030
Quatro entre Paverama e Tabaí entre 2031 e 2032
Vinte e cinco entre Triunfo e Canoas entre 2034 e 2036
Vias marginais
Construção de 75,5 quilômetros de vias marginais
13 quilômetros em Lajeado entre 2021 e 2022
14,2 quilômetros em Soledade e Fontoura Xavier entre 2023 e 2024
2,6 quilômetros em Tio Hugo entre 2024 e 2025
0,9 quilômetro em São José do Herval entre 2026 e 2028
22,8 quilômetros em Estrela e Tabaí entre 2031 e 2033
9 quilômetros em Triunfo e Montenegro entre 2033 e 2035
13 quilômetros em Nova Santa Rita entre 2033 e 2036
Interconexões
Construção e/ou reformulação de 28 interconexões
Construir uma em Lajeado entre 2021 e 2022
Construir duas em Nova Santa Rita em 2022
Reformular uma em Lajeado entre 2022 e 2023
Reformular quatro entre Lajeado e Triunfo entre 2022 e 2023
Construir uma e reformular outra em Estrela entre 2022 e 2023
Reformular duas em Canoas e Nova Santa Rita entre 2022 e 2023
Reformular uma em Nova Santa Rita em 2023
Construir duas em Soledade entre 2023 e 2024
Construir duas em Soledade e Tio Hugo entre 2024 e 2025
Reformular trevo em Tio Hugo entre 2024 e 2025
Construir uma no acesso a Mormaço entre 2024 e 2025
Construir duas em São José do Herval e Pouso Novo entre 2026 e 2027
Reformular duas entre Marques de Souza e Pouso Novo entre 2026 e 2028
Construir duas em Estrela e Fazenda Vila Nova entre 2031 e 2033
Construir uma em Estrela entre 2031 e 2033
Construir uma no acesso a RS-440 em Triunfo entre 2034 e 2036
Reformular uma em Estrela entre 2034 e 2036
Retornos
Construção de 27 retornos
Dois em Marques de Souza entre 2021 e 2022
Cinco em Soledade entre 2024 e 2025
Nove entre Fontoura Xavier e Marques de Souza entre 2026 e 2028
Quatro em Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff entre 2029 e 2030
Dois meios retornos em Paverama entre 2031 e 2033
Quatro entre Triunfo e Canoas entre 2034 e 2036
Meio retorno em Montenegro entre 2034 e 2036
Passagens inferiores
Três melhorias em Lajeado entre 2021 e 2022
Uma melhoria em Soledade entre 2023 e 2024
Passarelas
Construção de 18 passarelas
Quatro em Marques de Souza e Lajeado entre 2021 e 2022
Sete em Lajeado, Tabaí, Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita entre 2022 e 2023
Três em Soledade e Fontoura Xavier entre 2023 e 2024
Uma em Estrela em 2024
Uma em Tio Hugo entre 2024 e 2025
Uma em São José do Herval entre 2026 e 2028
Uma em Santo Antônio do Planalto entre 2029 e 2030
Iluminação
Implantação de 43,9 quilômetros de iluminação na pista principal entre Carazinho e Nova Santa Rita entre 2019 e 2023
Implantação de 14,4 quilômetros de iluminação nas vias marginais entre 2019 e 2023