Sem carros

Embora o número atual de 46,9 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas construídos ainda esteja distante dos 495 previstos no Plano Cicloviário de Porto Alegre, já há uma série de percursos que os porto-alegrense conseguem fazer em duas rodas protegidos de outros veículos, se considerados os parques. Confira alguns.

(clique nos marcadores para informações sobre as rotas)

Do campus da UFRGS* do Centro até o Bar Opinião

Não à toa campeão em uso do BikePOA em dias de semana, o campus da UFRGS é bem atendido por ciclovias, e se conecta com o coração da boemia da Cidade Baixa em 2 km, chegando pela rua José do Patrocínio.

UFRGS Campus Centro

Foto: Jefferson Botega

Do Mercado Público* ao Planetário

Trajeto popular em dias de semana não tanto pelos dois pontos turísticos, mas por conectar pessoas vindas da Região Metropolitana à região do Hospital de Clínicas, distante 80 metros da ciclovia da Ipiranga. São 6,2 km passando pelo Centro e pela Orla.

Mercado Público

Foto: Jefferson Botega

Do Paço Municipal à Câmara de Vereadores*

Se o prefeito Nelson Marchezan for comunicado de uma votação urgente na Câmara de Vereadores, provavelmente a forma mais rápida de acompanhar a sessão seja fazendo o trajeto de 2,3 km pela rua Sete de Setembro até a Orla, e dali para a avenida Loureiro da Silva.

Centro de Porto Alegre

Foto: Jefferson Botega

Do Araujo Vianna à Nova Orla*

A volta não é curta– são 3,6 quilômetros – mas se os moradores do bairro Bom Fim resolverem curtir a Nova Orla, há um trajeto pela Redenção, e desta para a avenida Loureiro da Silva.

Usina do Gasômetro

Foto: Jefferson Botega

Do Parcão* à Fundação Iberê*

Além de poder ser feito totalmente em ciclovias, o percurso tem outra particularidade: trata-se da maior distância entre duas estações do BikePOA, 8,7 km.

Fundação Iberê Camargo

Foto: Jefferson Botega
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estações BikePoa

*Pontos com estações BikePoa