Enem 20 anos
Nasce o Enem
O Enem foi criado na gestão de Fernando Henrique Cardoso com o objetivo de avaliar o aprendizado dos estudantes no Ensino Médio. A prova, com 63 questões (hoje são 180) e uma redação, teve apenas 157 mil inscritos e 115 mil participantes. Em 2018 são 5,5 milhões.
Criação do Prouni
Neste ano foi criado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de Ensino Superior a partir do desempenho dos candidatos no Enem.
Popularização do Enem
O Prouni foi criado no ano anterior, mas passou a ser implementado em 2005. Na primeira edição foram oferecidas 112.275 bolsas de estudo em instituições privadas (em 2018 chegou a 420.975). Fazer uma faculdade sem pagar mensalidade tornou-se grande atrativo para alunos de escolas públicas, o que fez o número de inscritos no Enem saltar para 3 milhões.
Vestibular Nacional e falhas
Neste ano o Enem foi reformulado para mudar sua característica original: de avaliação da qualidade da educação para uma espécie de vestibular nacional, com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De 63 questões, passou para 180 aplicadas em dois dias, além da redação. No mesmo ano, ocorreu o vazamento de um dos cadernos de prova de dentro da gráfica responsável pela impressão a poucos dias do exame, que teve de ser adiado.
Sisu
Neste ano foi realizada a primeira edição do Sisu, com 51 instituições participantes e oferta de 47,9 mil vagas. A ferramenta cruza dados das vagas em instituições públicas de Ensino Superior que aderem ao programa com as notas dos estudantes no Enem. Com isso, os candidatos fazem apenas uma inscrição e podem pleitear vagas em universidades públicas de todo o país.
Novo vazamento
Estudantes de um colégio particular de Fortaleza tiveram acesso a questões do Enem antes da aplicação do exame por meio de uma apostila distribuída pela escola. O vazamento ocorreu durante a fase de pré-teste do exame, quando questões são testadas para avaliar o grau de dificuldade, da qual participaram os alunos da escola cearense. Os 639 estudantes do colégio tiveram de refazer o Enem e um professor foi condenado pela Justiça pelo vazamento.
Recorde de inscritos
Foi neste ano que o Enem registrou o maior número de candidatos inscritos em sua história: foram mais de 8,7 milhões.
Nota de corte no Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento a juros subsidiados pelo governo para cursos de graduação em instituições privadas, passou a exigir desempenho mínimo dos alunos no Enem para liberação do benefício. Para participar é preciso ter feito pelo menos 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.
Mudanças
A prova, antes feita em um único fim de semana, passa a ser aplicada em dois domingos seguidos. O Enem deixa de ser utilizado para a certificação de conclusão do Ensino Médio, que agora é feita em uma prova específica, o Encceja.
20 anos
Exame completa 20 anos com 5,5 milhões de inscritos.