Clique nas imagens para conferir o que faz cada casa

Assembleia Legislativa

Principais atribuições: fiscaliza a aplicação de recursos pelo governo do Estado, elabora e vota projetos de lei e forma comissões para debate de temas de interesse da população. São as assembleias que julgam as contas e os crimes de responsabilidade do Executivo estadual e que podem solicitar intervenção federal para garantir o cumprimento das constituições estadual e federal.

Formação: são 55 componentes na Assembleia gaúcha, todos eleitos a cada quatro anos.

Disputa eleitoral no Estado: segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 775 candidatos estão aptos a disputar o cargo no Rio Grande do Sul.

Eleição: cada eleitor pode votar em um candidato a deputado federal.

Senado Federal

Principais atribuições: elaborar e votar projetos de lei, avalizar empréstimos internacionais, fixar limites para as dívidas e União, Estados e municípios, sabatinar membros do STF e julgar processos contra o chefe do Executivo.

Formação: é composto por três senadores de cada Estado e do Distrito Federal, cada um com mandato de oito anos. A renovação ocorre de forma alternada: a cada quatro anos, um ou dois senadores são eleitos. há exigência de 35 anos para que alguém possa se tornar senador. No total, são 81 senadores no Brasil.

Disputa eleitoral no Estado: segundo o TSE, 13 candidatos estão aptos para disputar duas das três vagas a que o Rio Grande do Sul tem direito.

Eleição: cada eleitor pode votar em dois senadores neste pleito.

Câmara dos Deputados

Principais atribuições: fiscalizar a aplicação de recursos por parte do governo federal, propor e votar projetos de lei de interesse nacional e instaurar processos contra presidente, vice e outros membros do Executivo Federal.

Formação: são 513 deputados eleitos a cada quatro anos, e cuja participação de cada Estado e do Distrito Federal varia conforme o tamanho da população _ desde que não seja menor que oito, nem maior que 70 representantes. A bancada gaúcha conta com 31 deputados. Por ser a casa mais numerosa, é considerada mais representativa quanto a etnias, raças e crenças do que o Senado, por isso é dito que é a representante do povo.

Disputa eleitoral no Estado: segundo dados do TSE, 392 candidatos estão aptos a disputar o cargo pelo Rio Grande do Sul.

Eleição: cada eleitor pode votar em um candidato a deputado federal.