Problemas bucais mais comuns

Tártaro
É o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes. Além de afetar a saúde dos dentes e da gengiva, é também um problema estético.
Gengivite
Inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana. É o estágio inicial da doença da gengiva e, por isso mesmo, a mais fácil de ser tratada.
Cárie
As bactérias presentes nos dentes adoram se alimentar dos açúcares que consumimos. O resultado disso, aliado à má saúde bucal, é uma deterioração do dente, a cárie. Sem tratamento, ela pode penetrar fundo no dente, causando dor, dificuldades para mastigar e, em casos mais graves, até a perda do dente.
Placa bacteriana
Causada por um conjunto de bactérias, fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como entre a gengiva e os dentes, provocando cáries e formação de tártaro.
Mau hálito
Pode ser causado por higiene bucal inadequada, doenças da gengiva, ingestão de alimentos como alho ou cebola, uso de tabaco e bebidas alcoólicas. É ainda uma consequência comum de doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.
Não se esqueça da língua
Fundamental para o processo de alimentação, a língua acaba assumindo o papel de um “tapete”, acumulando restos de comida e se tornando um depósito de bactérias – o que, entre outros problemas, contribui para o mau hálito. Por isso, é importante também limpá-la, de preferência com um raspador específico.