Quiz

Grandes começos da literatura gaúcha

Grandes começos da literatura gaúcha

As primeiras linhas são um cartão de apresentação de uma história. Em uma abertura de romance ou de conto, o autor pode não pretender sempre fisgar o leitor, mas com certeza está deixando claro, na linguagem, no que resolve antecipar do enredo, no gosto por uma abertura que resuma uma ideia ou que, pelo contrário, seja uma provocação misteriosa, o que se deve esperar daquele livro dali em diante. É uma brincadeira muito comum entre os leitores apaixonados catalogar aberturas de livro. Pensando nisso, e com a chegada da Feira do Livro de Porto Alegre, elaboramos um quiz com parágrafos e trechos de abertura de ficções escritas por autores gaúchos. Você consegue adivinhar de quem são?

01

"Um francês. Um francês? Todos indagaram ao mesmo tempo do pai, que exibia uma carta floreada, com sinete de armas em brilhante lacre. Sim, teremos um francês em casa, chamado Félicien de Claviére, disse o pai, pousando o papel sobre a mesa. Um francês vagamundos, metido a homem de ciência, dizem que junta todas as plantas que encontra pela frente. E os bichos também, principalmente as borboletas, que mete espetadas numa caixa."

As Virtudes da Casa, de Luiz Antonio de Assis Brasil
Numa estância do interior gaúcho no século 19, mãe e filha se apaixonam pelo mesmo homem, um exótico visitante naturalista que contrapõe, com sua visão europeia, os costumes da rígida vida rural.

02

"Maria Celeste estava acomodada na sentadeira da sua janela predileta, os cotovelos cravados no peitoril de madeira carcomida, as mãos segurando firmes o binóculo que havia sido de seu pai Juvêncio Pilar e que agora focava um pedaço da plataforma da estação da Viação Férrea, do outro lado da cidade - numa linha invisível que passava por cima dos telhados das casas do sacristão João da Lagoa, do Vereador Paulio Paim, um pouco à direita do quiosque do Santelmo Pires, por cima do telhado comprido do Grupo Escolar - bem no momento em que chegava o trem que quatro horas antes estivera a beber água e a receber coque em Rio Pardo"

Os Tambores Silenciosos, de Josué Guimarães
Numa narrativa de tons fantásticos, os personagens e o cenário de uma cidade do Interior representam o microcosmo de um Brasil sob a ditadura militar.

03

O passageiro do bonde ocupou o seu lugar e se pôs a apagar um ponto à sua frente com um olhar sem conteúdo. O que apresentava de extraordinário era talvez o chapéu. Um chapéu de copa alta, fendida bem no centro, como um desses pães que antes de ir ao forno as donas de casa entalham com um gesto fácil e profissional de bordo de mão.

O Louco do Cati, de Dyonélio Machado
Dyonélio Machado narra uma viagem acidental de um jovem acompanhado de um louco misterioso, num trajeto que começa em Porto Alegre, vai ao Rio e volta até a região do Cati, no interior do RS

04

"Ele virá, Oswaldo. Dos céus: virá de avião, Oswaldo. Avião - sabes o que é, Oswaldo. Mas não se trata dos frágeis engenhos voadores construídos por Santos Dumont, que chegaste a conhecer; hoje enormes aeronaves vara o espaço. Esta trará em seu bojo quatrocentas pessoas: brasileiros voltando de Nova York e de Disneyworld, com seus aparelhos de som, suas câmeras, seus videocassetes; alguns turistas americanos de camisas floreadas, entusiasmados - que turista não o é? - mas apreensivos com as notícias de violência e com o cólera; empresários, profissionais, políticos."

Sonhos Tropicais, de Moacyr Scliar
Pela voz de um pesquisador que trava conversas imaginárias com o personagem que quer biografar, o sanitarista Oswaldo Cruz, Scliar reconstitui a vida do médico, a sociedade brasileira do início do século 20 e a infame "revolta da Vacina".

05

A sentinela abriu a porteira e o grupo avançou num trote parelho através do pátio até o branco vulto da casa. Desmontaram. As esporas afundaram nas poças de água. Um peão afastou os cães que latiam, apanhou as rédeas dos cavalos e conduziu-os em direção ao potreiro. Os quatro homens subiram os quatro degraus da varanda em passos simultâneos. Os ponchos respingavam o chão de madeira."

Os Varões Assinalados, de Tabajara Ruas
Tabajara Ruas narra a Revolução Farroupilha em tons de épico de aventura, repleta de cortes cinematográficos e passagens heroicas.

06

Aqui ninguém me vê. E eu posso enfim me deitar na terra. Aproveitar a terra que virou lama depois do temporal. Algo se choca com o meu ombro. Levanto a cabeça, me viro de barriga para cima. Ao meu lado, uma bola de futebol. Logo ali, um garoto - sim, o dono da bola. Com urgência pego a bola. Olho para o garoto sem a menor vontade de me levantar. Estou ali, deitado na terra, todo enlameado, e olho para o garoto que vê a sua bola de futebol presa nas minhas mãos.

Harmada, de João Gilberto Noll
Um ator num país desconhecido passa por uma sucessão de episódios que transcorrem em ritmo de sonho e delírio

07

Me chame de Ismael e eu não atenderei. Meu nome é Estevão. Como todos os homens, sou oitenta por cento água salgada, mas já desisti de puxar destas profundezas qualquer grande besta simbólica. Como a própria baleia, vivo de pequenos peixes da superfície, que pouco significam mas alimentam. Você talvez tenha visto alguns dos meus livros nas bancas. São aqueles livros mal impressos em papel jornal, com capas coloridas em que uma mulher com grandes peitos de fora está sempre prestes a sofrer uma desgraça. Escrevo um livro por mês, com vários pseudônimos americanos, embora meu herói - não sei se você notou - sempre se chame Conrad.

O Jardim do Diabo, de Luis Fernando Verissimo
Em seu primeiro romance, Luis Fernando Verissimo tece uma fervilhante colagem de referências em uma paródia de aventura. Um escritor de romances vagabundos é envolvido numa trama de espionagem real.

08

Meu avô não gostava de falar do passado. O que não é de estranhar, ao menos em relação ao que interessa: o fato de ele ser judeu, de ter chegado ao Brasil num daqueles navios apinhados, o gado para quem a história parece ter acabado aos vinte anos, ou trinta, ou quarenta, não importa, e resta apenas um tipo de lembrança que vem e volta e pode ser uma prisão maior do que aquela onde você esteve.

Diário da Queda, de Michel Laub
Um narrador reflete sobre os traumas recebidos como herança pela família formada por seu avô, sobrevivente de Auschwitz. O drama familiar interno é refletido pelo remorso do protagonista após participar de um trote escolar que acaba mal.

09

Catarina tinha catorze anos quando casou, penso, enquanto seguro a balaustrada, me debruço para aspirar melhor a maresia, e deparo com a mulher postada no morro a minha direita. Bem na pedra saliente, onde a rocha cai na vertical até as águas inquietas. Catorze, recém-feitos. Jogaram com ela um jogo sujo. Não podia mesmo aguentar.

As Parceiras, de Lya Luft
Isolada em uma casa de praia, uma mulher recupera o passado de três gerações de sua família, e as marcas dessa trajetória em sua própria vida.

10

Patrício, apresento-te Blau, o vaqueano. - Eu tenho cruzado o nosso Estado em caprichoso ziguezigue. Já senti a ardentia das areias desoladas do litoral; já me recreei nas encantadoras ilhas da lagoa Mirim; fatiguei-me na extensão da coxilha de Santana; molhei as mãos no soberbo Uruguai; tive o estremecimento do medo nas ásperas penedias do Caverá; já colhi malmequeres nas planícies do Saicã, oscilei sobre as águas grandes do Ibicuí; palmilhei os quatro ângulos da derrocada fortaleza de Santa Tecla, pousei em São Gabriel, a forja rebrilhante que tantas espadas valorosas temperou, e, arrastado no turbilhão das máquinas possantes, corri pelas paragens magníficas de Tupaceretã, o nome doce, que no lábio ingênuo dos caboclos quer dizer os campos onde repousou a mãe de Deus.

Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto
Por meio do personagem Blau Nunes, um gaúcho que encarna a visão idealizada do homem do campo com seus saberes e códigos de valores, Simões Lopes Neto recupera o mundo gauchesco já quase desaparecido.

11

"Maio findava, haviam já começado a soprar as monções de sudoeste, mas naquele entardecer mormacento fizera-se uma súbita calmaria em toda a região. Era como se a abóbada celeste, emborcada como uma ventosa sobre a terra, tivesse sugado quase todo o ar dum largo trato de planície, montanha e mar. E a velha cidade imperial, de tão ilustres palácios, templos e tumbas, ali plantada sobre ambas as margens do rio, parecia um organismo vivo, palpitante e intumescido, a sufocar à míngua de oxigênio."

O Prisioneiro, de Erico Verissimo
Em um fictício país asiático em guerra, um militar tem duas horas para obter de um terrorista muito jovem a localização de uma bomba prestes a explodir. Por trás da sinopse de suspense barato, Erico compõe uma alegoria da Guerra do Vietnã.

12

Naquele exato dia em que tudo deu certo para você, a roupa, o cabelo, o humor, no único dia do ano em que o vestido de sempre fechou sem lhe dar um suador, e que o sucesso no trabalho parece iluminar a sua cara, nesse exato dia você encontra, porque às vezes a sorte muda, o seu ex-namorado, caso, marido, amante, noivo, o que quer que tenha sido, relacionamento que terminou em pé na bunda (a sua) e depressão (sua também).

Por Isso Eu Sou Vingativa, de Claudia Tajes
Uma mulher solitária e frustrada decide que a culpa pelos seus fracassos generalizados é dos homens e, assim, resolve ir atrás de todos os responsáveis pelas fraturas em sua autoestima.

13

Os pais dormem a sesta, do meio-dia às duas, horário em que são castigados os menores barulhos. Por isso, a menina brinca muito quieta com Viví a boneca de louça. Sob a fresca varanda , amamenta seu bebê: dois limões recém colhidos, cheirosos e quase iguais, avolumam a blusinha de algodão. O braço esquerdo sustém a boneca junto ao peito, enquanto os dedinhos da mão direita instigam o verde seio. A boca entreaberta de Viví, moldada para a chupeta, encaixa-se, perfeita, na ponta da fruta. E a boneca suga o leite doce, e as palavras macias, ditas no silêncio.

A Ponta do Silêncio, de Valesca de Assis
Em seu quarro romance, a atual patrona da Feira do Livro parte de um crime para refletir sobre a violência contra a mulher, na história de uma professora do Interior capturada em um casamento abusivo.

Resultado