As DTMs são classificadas em três tipos, que fazem referência à origem do problema:
Articular: quando afeta diretamente a articulação
Muscular: afeta os músculos que estão diretamente ligados à ATM
Neurálgica: ocorre quando os nervos ligados à articulação são afetados
Estalos na articulação (ATM), limitação do movimento de abertura da boca, dores ou cansaço durante ou após a mastigação, dores após ficar muito tempo com a boca aberta e dores na face. Também podem ocorrer dores de cabeça, no pescoço e na cervical.
A DTM tem causas multifatoriais que incluem a genética, a anatomia e o estresse. A posição dos dentes e a hipermobilidade, quando articulações e ligamentos se movimentam mais do que o esperado, são exemplos de causas anatômicas. Já o estresse pode causar a tensão muscular e o bruxismo, que têm relação com a DTM. Hábitos como roer unha, mascar chiclete, morder canetas, mastigar mais de um lado e deitar com a mão embaixo do travesseiro também podem contribuir para a ocorrência do problema, pois exercem pressão na articulação.
As DTMs afetam pessoas de todas as idades. Como o estresse é uma das causas do problema, as DTMs musculares são comuns entre pessoas economicamente ativas. Já em idosos, são mais comuns as DTMs articulares, ligadas a fatores degenerativos.
O diagnóstico é feito por meio de um exame clínico, normalmente por um profissional da odontologia. Podem ser feitos ainda exames complementares, como ressonância magnética, tomografia e ecografia.
Pode ser ortopédico, com o uso de um aparelho rígido, normalmente feito de acrílico. Também pode ser medicamentoso, com o uso de relaxantes musculares, anti-inflamatórios ou analgésicos. Em alguns casos, ainda podem ser receitados ansiolíticos, que são antidepressivos. Alguns pacientes também podem ser encaminhados para a fisioterapia. Outra forma de tratamento é o uso de lasers de baixa potência nos principais pontos da face onde há dor. A cirurgia só é indicada em casos específicos, por exemplo, quando há anquilose, a rigidez da articulação.
Evitar hábitos que causam pressão na ATM como roer unha, mascar chiclete, morder canetas, mastigar mais de um lado e deitar com a mão embaixo do travesseiro pode ajudar a prevenir a doença. Controlar o estresse também é fundamental, pois estudos recentes têm mostrado cada vez mais a associação entre a doença e a DTM.
Fontes: Fabrício Finamor, dentista especialista em DTM e dor orofacial, e Márcio Redmann, dentista especialista em odontologia do trabalho.