Os sintomas mais comuns são dores nas costas, no nervo ciático e nas pernas. Se a hérnia for na região cervical, ela também pode causar dores nos braços. Formigamento nas pernas e nos braços também são comuns.
Em casos mais graves, o problema provoca dificuldade de locomoção.
O diagnóstico é feito por meio de um exame de ressonância magnética, capaz de mostrar exatamente o estado do disco e a pressão sobre o sistema nervoso.
Vértebras mais afetadas
A coluna vertebral possui três partes:
cervical, torácica e lombar, todas sujeitas à ocorrência de hérnia de disco. No entanto, é mais comum que ela ocorra nas regiões cervical e lombar,
responsáveis por movimentos
com maior amplitude.
CERVICAL
TORÁXICA
LOMBAR
Manter boa postura, com a coluna reta, e evitar permanecer muito tempo na mesma posição. Quem trabalha sentado precisa levantar no mínimo de hora em hora e fazer alongamentos.
Fazer atividade física com reforço muscular das regiões abdominal e lombar também previne a hérnia de disco. Manter o peso, para não sobrecarregar a coluna, também é essencial.
Fatores de risco
Histórico familiar da doença
Sedentarismo
Má postura
Sobrepeso
Traumas fortes, como quedas ou acidentes
Entre cada vértebra da coluna existe um disco formado por anéis, cujo núcleo é composto por um material gelatinoso.
Esse disco tem a função de evitar o atrito entre as vértebras e absorver o impacto.
Esses discos desgastam-se com o tempo, e os anéis podem se romper, fazendo com o material gelatinoso vaze e pressione o nervo espinhal, causando dores. O material que vazou é chamado de hérnia de disco.
Núcleo polposo
Disco
intervertebral
Disco
intervertebral
HÉRNIA
DE DISCO
HÉRNIA
DE DISCO
Medula espinhal
Massa discal
A maior parte dos pacientes pode ser tratada com fisioterapia ou quiropraxia. Em casos muito graves, que afetam menos de 10% dos diagnosticados, é indicada uma cirurgia.
Fisioterapia
A fisioterapia busca controlar a dor. Isso é feito com exercícios, alongamentos, técnicas manuais ou correntes elétricas.
Quando a dor é controlada, o tratamento pode avançar para a fase do reforço muscular.
Quiropraxia
O tratamento quiropráxico ajusta a região da hérnia, tirando a pressão sobre o nervo e, assim, aliviando
a dor.
Cirurgia
A cirurgia de hérnia de disco pode ser feita de diversas maneiras, sendo as mais comuns a descompressão do disco e a artrodese.
doenças degenerativas da coluna, consiste na fixação de uma vértebra na outra, com uso de parafusos.
A descompressão do disco normalmente é feita com auxílio de um microscópio cirúrgico, que retira apenas a hérnia (ou seja, a parte do disco que vazou).
Já a artrodese, indicada para pacientes que, além da hérnia de disco, têm
COMO IDENTIFICAR
COMO PREVENIR
COMO TRATAR
Fontes: Suzana Hampe, dermatologista do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Instituto Nacional do Câncer (Inca)