A perder de vista

Texto: Erik Farina

Design: Paola Gandolfo

Conheça a maior ponte marítima do mundo, inaugurada no final de outubro, na China.

A abertura ocorreu no dia

23

de outubro

Ela conecta as

três

principais cidades costeiras no sul do país: Hong Kong, Macau e Zhuhai, na província de Cantão.

 A obra tem

55km

A construção fica em uma rota de tufões e é capaz de suportar terremotos e ventos de até

Ao longo de nove anos,
o megaprojeto de engenharia custou mais de

US$

15

Para sua construção, foram utilizadas 400 mil toneladas de aço, o suficiente para erguer

de extensão e engloba trechos de estrada, alças de acesso, três pontes, ilhas artificiais e um túnel subaquático.

(cerca de R$ 56 bi)

iguais à Torre Eiffel.

340km/h

60

bilhões

torres

Houve atraso na obra, que deveria ter ficado pronta em 2016. A construção foi paralisada diversas vezes em razão de acidentes de trabalho, problemas técnicos e denúncias de corrupção.

Pelo menos
trabalhadores morreram em serviço, atingidos por máquinas ou ao cair no mar, e mais de 200 ficaram feridos, conforme o governo chinês.

18

A ONG WWF também criticou os danos ambientais. O golfinho branco chinês, que está sob risco de extinção, deixou de ser visto na região da ponte.

Parte da população também questiona a construção bilionária, pois

na região já havia ampla estrutura logística, com aeroportos, balsas e ferry boats.

O governo chinês afirma que a obra irá beneficiar

60

milhões

de moradores da região e faz parte do plano de desenvolvimento econômico para formar uma megalópole high tech, batizada de área da Grande Baía.

Mas não é todo mundo que pode usar a ponte. É preciso ter licenças especiais, distribuídas pelo governo em forma de cotas. A prioridade deve ser para veículos de carga e para turismo.

Os ônibus que cruzam a ponte têm câmeras que conseguem verificar se o motorista está na iminência de adormecer, pela detecção de bocejos.

A estimativa é de que inicialmente

carros trafeguem por dia

10

mil

O Brasil já teve a 2ª maior ponte do mundo, a Rio-Niterói, com 13,3km. Inaugurada em 1974, ela só perdia para a ponte do lago Pontchartrain, nos Estados Unidos, com 38,4km. A Rio-Niterói permaneceu na vice-liderança até 1985, quando perdeu o posto para a Ponte Penang, na Malásia. Hoje, a ponte brasileira é a 11ª mais extensa do mundo.

polêmicas

O trecho mais longo da ponte tem

A estratégia foi desenvolvida para não interferir no trânsito de cargueiros marítimos.

A partir da segunda ilha,
a ponte
segue até Hong Kong.

Ilha
artificial

Ilha
artificial

de
profundidade

de extensão

conecta Zhuhai e Macau e vai até uma ilha artificial que dá acesso ao túnel.

45m

6,7 km

30km,

o túnel

usuários

curiosidade