Texto: Erik Farina
Design: Paola Gandolfo
Conheça a maior ponte marítima do mundo, inaugurada no final de outubro, na China.
A abertura ocorreu no dia
23
de outubro
Ela conecta as
três
principais cidades costeiras no sul do país: Hong Kong, Macau e Zhuhai, na província de Cantão.
A obra tem
55km
A construção fica em uma rota de tufões e é capaz de suportar terremotos e ventos de até
Ao longo de nove anos,
o megaprojeto de engenharia custou mais de
US$
15
Para sua construção, foram utilizadas 400 mil toneladas de aço, o suficiente para erguer
de extensão e engloba trechos de estrada, alças de acesso, três pontes, ilhas artificiais e um túnel subaquático.
(cerca de R$ 56 bi)
iguais à Torre Eiffel.
340km/h
60
bilhões
torres
Houve atraso na obra, que deveria ter ficado pronta em 2016. A construção foi paralisada diversas vezes em razão de acidentes de trabalho, problemas técnicos e denúncias de corrupção.
Pelo menos
trabalhadores morreram em serviço, atingidos por máquinas ou ao cair no mar, e mais de 200 ficaram feridos, conforme o governo chinês.
18
A ONG WWF também criticou os danos ambientais. O golfinho branco chinês, que está sob risco de extinção, deixou de ser visto na região da ponte.
Parte da população também questiona a construção bilionária, pois
na região já havia ampla estrutura logística, com aeroportos, balsas e ferry boats.
O governo chinês afirma que a obra irá beneficiar
60
milhões
de moradores da região e faz parte do plano de desenvolvimento econômico para formar uma megalópole high tech, batizada de área da Grande Baía.
Mas não é todo mundo que pode usar a ponte. É preciso ter licenças especiais, distribuídas pelo governo em forma de cotas. A prioridade deve ser para veículos de carga e para turismo.
Os ônibus que cruzam a ponte têm câmeras que conseguem verificar se o motorista está na iminência de adormecer, pela detecção de bocejos.
A estimativa é de que inicialmente
carros trafeguem por dia
10
mil
O Brasil já teve a 2ª maior ponte do mundo, a Rio-Niterói, com 13,3km. Inaugurada em 1974, ela só perdia para a ponte do lago Pontchartrain, nos Estados Unidos, com 38,4km. A Rio-Niterói permaneceu na vice-liderança até 1985, quando perdeu o posto para a Ponte Penang, na Malásia. Hoje, a ponte brasileira é a 11ª mais extensa do mundo.
polêmicas
O trecho mais longo da ponte tem
A estratégia foi desenvolvida para não interferir no trânsito de cargueiros marítimos.
A partir da segunda ilha,
a ponte segue até Hong Kong.
Ilha
artificial
Ilha
artificial
de
profundidade
de extensão
conecta Zhuhai e Macau e vai até uma ilha artificial que dá acesso ao túnel.
45m
6,7 km
30km,
o túnel
usuários
curiosidade