Texto: Gustavo Foster
Design: Paola Gandolfo
Ilustrações: Gabriel Renner
O ponto de partida é o mesmo para qualquer tipo de filme, seja ele de animação ou não.
Em seguida, o roteiro é transformado em storyboard – rascunho desenhado em forma de história em quadrinhos, com os principais quadros do filme.
Um processo cada vez mais comum é o animatic: quando o rascunho feito no storyboard é animado de maneira tosca, para que ideias de tempo, som e movimento fiquem mais claras.
Animação em duas dimensões (altura e largura, sem profundidade), produzida sob a lógica de um desenho à mão feito em um papel. Filmes clássicos, como
O Rei Leão e Aladdin, são feitos neste formato.
Estas são as animações que ganharam os cinemas nos últimos anos, com empresas como Pixar e Disney. Exemplos, como Toy Story e Carros, não faltam.
Agora é hora de começar a animar. Há diversos tipos de animação, mas eles se dividem basicamente
em 2D e 3D.
Confira as principais formas de animação usadas:
Já ouviu falar em flipbook, aqueles livrinhos com um desenho em cada página que, quando folheados rapidamente, dão a impressão de movimento? As animações em 2D consideradas "tradicionais" seguem essa lógica, com os frames desenhados um por um e colocados em sequência.
Normalmente, esse tipo de animação funciona com a mesma lógica da animação em cut-out, só que feita em softwares complexos: personagens são criados e o movimento é realizado apenas nas partes que vão se mexer na cena. Os programas de computador ajudam a fazer tudo isso de forma quase automática.
Uma forma de fazer animação em 3D é criando personagens e cenários reais, em massinha ou outro material, e movimentá-los com a mão (ou como marionetes), frame por frame. Filmes como A Fuga das Galinhas ficaram famosos por usarem este formato.
Uma outra forma de criar animações sem precisar desenhar tudo de novo a cada frame é o cut-out: como se fossem modelos de papel recortados (e, às vezes, são isso mesmo), os personagens são desmembrados e, a cada frame, apenas a parte que deve se mexer é movimentada. O exemplo mais famoso é o desenho animado South Park.
Uma
animação
tradicional em 2D tem
Esse processo é muito trabalhoso: uma equipe
formada por
Com tudo mais ou menos pronto, o compositor de imagem reúne animação, cenário, efeitos e som no que deve ser a primeira versão pronta da animação.
Atualmente, os filmes, quando prontos, vão para os cinemas ou canais de televisão em formato digital, mas podem também ser transformados em película.
pode demorar cerca de
12 ou 24
frames por segundo
20
pessoas
quatro anos para finalizar um projeto de duas horas.
Um episódio de
Os Simpsons demora, em média, de
para ficar pronto.
seis a
oito meses