Os gols mais
importantes do

Beira-Rio

por Marcos Bertoncello

A história cinquentenária do Beira-Rio pode ser contada a partir de importantes gols marcados pelo Inter. Curiosamente, ou por força do destino, a maioria dos grandes títulos do clube, em seus 110 anos, foram conquistados e festejados, em casa, diante do seu torcedor: três taças do Campeonato Brasileiro, uma da Copa do Brasil e as duas da Libertadores. Ouça a narração de 12 gols marcantes do estádio colorado:

1º gol do Beira-Rio Claudiomiro 06/4/1969

No dia 6 de abril de 1969, o Inter inaugurou o Gigante da Beira-Rio dois dias após o seu sexagésimo aniversário. Uma multidão de aproximadamente 100 mil pessoas assistiu à vitória colorada por 2 a 1 sobre o Benfica, de Portugal. Claudiomiro fez o primeiro gol do estádio. O craque português Eusébio empatou, mas Gilson Porto garantiu o triunfo aos gaúchos.

Agência RBS

1º título brasileiro Figueroa 14/12/1975

Em 1975, o "Gol Iluminado", como ficou conhecido, marcou uma época. Pela primeira vez um clube do sul conquistava o Brasil. O zagueiro chileno Elias Figueroa foi o autor do gol sobre o Cruzeiro por 1 a 0 no Beira-Rio.

Juan Carlos Gomez/Agência RBS

2º título brasileiro Valdomiro 12/12/1976

A conquista do bicampeonato brasileiro do Inter foi em cima do Corinthians. Valdomiro foi o grande nome da partida, marcando um gol e sendo decisivo em outro (o de Dadá Maravilha) na vitória por 2 a 0 no Beira-Rio.

Paulo/Agência RBS

3º título brasileiro Falcão 23/12/1979

O histórico tricampeonato brasileiro invicto do Inter teve seu desfecho no Beira-Rio. A vitória sobre o Vasco na final por 2 a 1 contou com os gols de Paulo Roberto Falcão e Príncipe Jajá. A campanha imbatível teve 23 jogos, com 16 vitórias e sete empates.

Tude Munhoz/Agência RBS

Gre-Nal do Século Nilson 12/2/1989

Chamado de "Gre-Nal do Século", o clássico valia uma vaga às finais do Campeonato Brasileiro e um lugar na Copa Libertadores da América. Com apenas dez jogadores em campo, e empurrado pela torcida no Beira-Rio, o Inter virou sobre o Grêmio com uma vitória por 2 a 1, com dois gols de Nilson.

Fernando Gomes/Agência RBS

Título inédito da Copa do Brasil Celio Silva 13/12/1992

O primeiro e único título do Inter na Copa do Brasil foi festejado no Beira-Rio. Na final, o time bateu o Fluminense por 1 a 0, com gol marcado por Célio Silva de pênalti.

João Doval/Agência RBS

Gol mil em Gre-Nais Fernandão 10/7/2004

Pelo Brasileirão de 2004, o Inter recebeu o Grêmio no Beira-Rio, e Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, entraria para a história do clássico. A vitória foi colorada por 2 a 0, com gols de Vinícius e Fernandão, este o de número mil em Gre-Nais.

Mauro Vieira/Agência RBS

Título inédito da Libertadores Fernandão 16/08/2006

O Inter conquistou o título da Copa Libertadores da América com um empate dramático por 2 a 2 diante do São Paulo no Beira-Rio. Fernandão e Tinga foram os autores dos gols históricos para o clube.

Mauro Vieira/Agência RBS

Tríplice Coroa Alexandre Pato 7/6/2007

Pela primeira vez na história, o Inter conquistava a Recopa Sul-Americana depois de golear o Pachuca, do México, por 4 a 0 no Beira-Rio. O título confirmou a Tríplice Coroa, que reúne as taças da Libertadores, do Mundial e da Recopa. Alex, Pinga, Alexandre Pato e Mosquera contra foram os nomes dos gols.

Ricardo Duarte/Agência RBS

Título inédito da Sul-Americana Nilmar 03/12/2008

No Beira-Rio, e na prorrogação, o Inter sagrou-se campeão invicto da Copa Sul-Americana. Foi a primeira vez que um brasileiro levantava o troféu da competição. Nilmar fez o gol do empate contra o Estudiantes, da Argentina, em 1 a 1 que confirmou o título.

Jefferson Botega/Agência RBS

Bi da América Giuliano 18/8/2010

O Inter chegou ao segundo título de Copa Libertadores da América ao vencer o Chivas Guadalajara, do México, por 3 a 2 no Beira-Rio. Rafael Sobis, Leandro Damião e Giuliano fizeram os gols do título colorado.

Valdir Friolin/Agência RBS

1º gol oficial do novo Beira-Rio D'Alessandro 06/04/2014

O Inter venceu o Peñarol, do Uruguai, por 2 a 1, no primeiro amistoso após a finalização das obras de modernização do Beira-Rio para a Copa do Mundo de 2014. O protagonista do confronto foi D'Alessandro, que anotou os dois gols colorados do jogo.

Bruno Alencastro/Agência RBS