"Mínima interferência, máximo benefício."
Esse é o princípio básico do árbitro assistente de vídeo (AV), a principal novidade da arbitragem na história das Copas do Mundo. O objetivo do recurso é evitar erros graves de arbitragem sem prejudicar o andamento dos 64 jogos.

O árbitro deixa de marcar um pênalti.

O árbitro assistente de vídeo verifica o lance e percebe a infração.
Cada partida contará com quatro árbitros assistentes de vídeo: AV, AAV1, AAV2 e AAV3.

O árbitro de vídeo sugere ao juiz da partida que a decisão de campo seja revisada.

O árbitro sinaliza que fará a consulta.

O árbitro vai ao monitor ao lado do campo para tirar a dúvida e tomar uma decisão final.
Vídeo x apito
A decisão final será sempre do juiz principal. No entanto, os árbitros receberam instruções claras sobre quando aceitar informações do árbitro assistente de vídeo e quando revisar as imagens no monitor localizado na beira do campo antes de tomar a decisão.
Situações em que o árbitro principal deve aceitar a informação do AV
- Posição de impedimento em lance de gol
- Bola fora de jogo em lance de gol
- Se uma falta foi dentro ou fora da área
- Todos os casos de cartões aplicados para jogadores errados
Situações em que o árbitro principal deve revisar no monitor ao lado do campo
- Falta cometida por jogador antes de gol
- Interferência de impedimento
- Pênaltis
- Todos os lances de cartão vermelho direto
Gestual do árbitro principal
- Comunicação: o árbitro pode atrasar o reinício do jogo a qualquer momento para se comunicar com o árbitro assistente de vídeo. Ele irá sinalizar colocando uma das mãos no ouvido.
- Lance em revisão: o árbitro informará que um lance está sendo verificado pelo árbitro assistente de vídeo fazendo um gesto de um retângulo com as mãos.
A Sala de Operação de Vídeo também contará com quatro operadores técnicos que serão responsáveis por selecionar e fornecer os melhores ângulos das imagens para a equipe de árbitros assistentes de vídeo.
A tecnologia na linha do gol também será utilizada na Copa da Rússia, a exemplo do que ocorreu no Mundial de 2014 no Brasil. Por isso, não será função do árbitro assistente de vídeo verificar se uma bola entrou ou não. O árbitro principal receberá a informação se houve o gol diretamente no relógio.
A participação do árbitro assistente de vídeo pode ocorrer em quatro situações

Gols

Expulsão direta

Pênaltis

Confusão de identidade na hora da aplicação de cartão
As câmeras nos Estádios
A equipe de árbitros assistentes de vídeo terá acesso a 33 câmeras de transmissão. Oito delas serão super slow motion e seis serão ultra slow motion. Além disso, eles terão duas câmeras específicas posicionadas para a verificação de situações de impedimento.


Super slow-motion

Ultra slow-motion

Câmeras de alta definição

Câmeras para situações de impedimento
Equipe
A Fifa selecionou 13 árbitros assistentes de vídeo para a Copa da Rússia. Eles atuarão exclusivamente nesta função durante a competição. O goiano Wilton Pereira Sampaio é o representante brasileiro entre eles.

O local
Os árbitros assistentes de vídeo não estarão instalados fisicamente em cada um dos estádios da Copa da Rússia. Eles usarão um espaço especial localizado no International Broadcast Centre (IBC), em Moscou. De lá, eles auxiliarão os árbitros principais durante as 64 partidas do Mundial. Tudo isso será possível por uma rede de fibra óptica. O árbitro no campo em cada um dos 12 estádios terá comunicação direta com a equipe de vídeo por meio de um sofisticado sistema de rádio.

Fique de olho
- Qualquer decisão técnica tomada com o auxílio do árbitro assistente de vídeo deve ocorrer antes que o jogo seja reiniciado. Se a bola for colocada em jogo novamente, o árbitro de vídeo não poderá mais interferir para questões técnicas. Somente para situações disciplinares, como um cartão vermelho. Exemplo: um jogador atinge o adversário com um soco com o jogo em andamento. A bola sai pela lateral e é recolocada em jogo. O árbitro poderá mostrar cartão vermelho ao agressor, mas não poderá marcar a falta ocasionada pela infração. Só poderia marcar a falta se isso ocorresse antes da cobrança da lateral.
- Se o árbitro sair de campo para revisar algo no monitor ao lado do campo e julgar que a imagem não é conclusiva, a decisão tomada em campo deve ser mantida.
- Tanto o árbitro pode solicitar uma revisão quanto o árbitro assistente de vídeo pode sugerir que algo seja revisado.
- Um jogador que solicitar o uso do árbitro assistente de vídeo deve ser punido com cartão amarelo, segundo orientação da Fifa.
- O trabalho dos bandeiras muda bastante. Se há a possibilidade real de marcação de um gol e o bandeira considera que o atacante está em posição duvidosa, ou seja, não está claramente impedido, deve deixar o jogo seguir. Se não fizer isso, estará correndo o risco de interromper uma jogada legal. Caso o gol ocorra, ele manifestará ao árbitro assistente de vídeo que não tem certeza se houve ou não impedimento