Omar Freitas

1º de novembro, quinta-feira

Abertura

A tradicional cerimônia de abertura conta com presenças de autoridades e a transmissão do posto de patrona, que passa das mãos da  Valesca de Assis, da edição do ano passado,  para a colega Maria Carpi, escolhida desta edição.

Às 19h, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda s/nº).

 

2 de novembro, sexta-feira

Oficina: Amor e humor na literatura contemporânea

O uso do amor e do humor na literatura, pela experiência da autora Luisa Aranha, incentivando os participantes a produzirem contos curtos. No dia seguinte ocorre o segundo e último encontro da oficina. Inscrições pelo email oficinas@camaradolivro.com.br.

Às 13h30min, na Sala O Retrato no Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223, 4º andar).

 

As aventuras do Pequeno Príncipe

Espetáculo teatral do Projeto Gompa baseado no livro clássico infantil do francês Antoine de Saint-Exupéry.

Às 16h30min, no Teatro Carlos Urbim  (Av. Sepúlveda s/nº).

 

Sarau e camerata

Sarau Palavra e Música do Instituto Estadual do Livro, com leitura de contos de Ivo Bender com Marô Barbieri, Cristina Macedo e apresentação da Camerata Jovem da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Às 18h30min, no Teatro Carlos Urbim  (Av. Sepúlveda s/nº).

 

Nietzsche e Viviane Mosé

Viviane Mosé fala ao público sobre pós-verdade, sociedade em rede, novos poderes e novas estratégias de ação política a partir da perspectiva de Nietzsche.

às 18h, no Auditório Barbosa Lessa no CCCEV (Rua dos Andradas, 1223, 4º andar).

Na sequência, ela autografa seus livros Nietzsche hoje e Nietzsche e a grande política da linguagem.

às 19h30min, na Praça de Autógrafos (Praça da Alfândega, s/nº).

 

3 de novembro, sábado

Apresentação da patrona

Encontro de patronáveis e patronos de Feiras anteriores, nas boas vindas da patrona  da 64ª Feira do Livro, Maria Carpi.

Às 15h30min, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1085 2º andar).

 

O Legado de Paixão Côrtes

Os escritores Alcy Cheuiche e Waldomiro Manfroi vão abordar os diferentes aspectos da contribuição de Paixão Côrtes para a cultura gaúcha. A entrada é gratuita. Informações em https://ielrs.blogspot.com/

Às 10h, no Auditório do MARGS (Praça da Alfândega, s/nº).

 

Presença Argentina

O argentino Ariel Magnus, escritor, novelista e filósofo, é dono de um humor que leva à reflexão, em um texto lúdico, documental e com elementos inusitados. O painel vai debater seu livro O que move as peças, em que a espionagem, a guerra e a família se encontram em uma trama surpreendente. A mediação é do jornalista Carlos André Moreira.

Às 18h30min,  no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085 2º andar).

 

Luiz Coronel

Show e recital de poemas de Luiz Coronel, oriundos de 22 livros, integrados à música popular gaúcha e brasileira. Com Luiz Coronel, Sergio Rojas, Fernanda Carvalho Leite e Débora Finocchiaro

Às 19h, no Auditório Barbosa Lessa no Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223, 4º andar).

 

O peso das dietas

Sophie Deram, nutricionista franco-brasileira, doutora da USP e autoridade em comportamento alimentar, autografa seu best-seller O Peso das Dietas.

Às 19h30min, na Praça de Autógrafos da Feira.

 

4 de novembro, domingo

Dança e música

A SphaeraMundi Orquestra, em parceria com a Organização Internacional Nova Acrópole, interpreta obras de Vivaldi, às 10h30min. Às 12h, o grupo de danças Folclóricas Sonnenschein apresenta coreografias que fazem referência à cultura dos antepassados da República Tcheca, sob a coordenação da professora Soleni Heiden. Na sequência, apresenta-se o Coral SEFAZ sob a regência do maestro Giovani Costa, e depois a Banda Comunitária da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), regida pelo maestro Marcelo Rabello.

Na Praça de Autógrafos da Feira.

 

Mapa Literário

Será apresentado o projeto Mapa Literário de Porto Alegre (www.mapaliterariopoa.com), ação colaborativa coordenada por Cleber Saydelles e Clau Sieber que incorpora no Google Maps marcações de locais citados em obras literárias e trechos desses livros onde existe as referências. Estão mapeados mais de 40 autores/locais e o público pode contribuir para ampliar a experiência.

Das 16h às 17h, no Espaço do Conhecimento Petrobrás.

 

A Uruguaia

O escritor  Pedro Mairal encantou o público e a crítica com o romance que se tornou um fenômeno editorial: A Uruguaia, que vem seduzindo leitores com pitadas de sexo, dinheiro, infidelidade, humor, crise existencial, mesquinharia, amargura, traição e até futebol. O autor será recebido por Cíntia Moscovich.

Às 18h,  na Biblioteca do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085 3º andar).

Depois do encontro, a partir das 19h30min, Mairal autografa o livro na Praça de Autógrafos.

 

O Oitavo Dia

Sob a mediação do jornalista Tulio Milman, o empresário Nelson P.  Sirotsky e a romancista Letícia Wierzchowski conversam sobre a construção conjunta de O Oitavo Dia, livro que retrata a trajetória do executivo, da sua família e do Grupo RBS.

às 18h30min, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085 2º andar). Depois do encontro, a partir das 19h30min, Letícia e Nelson autografam o livro na Praça de Autógrafos.

 

5 de novembro, segunda-feira

Marta Lagarta

A escritora carioca Marta Lagarta tem um dia intenso na feira. Às 14h, faz contação de histórias  no QG dos Pitocos; às 15h30, participa da programação O Autor no Palco, no Teatro Carlos Urbim  (Av. Sepúlveda s/nº); às 16h3min, autografa As fantásticas aventuras da Vovó Moderna na Praça de Autógrafos e, às 18h, participa do ciclo A Hora do Educador, em  homenagem a Edy Lima, na Biblioteca Moacyr Scliar do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.020).

 

Stephen Michael King

O autor infantil australiano Stephen Michael King participa do ciclo O Autor no Palco, atividade para alunos do Ensino Fundamental, às 10h30min, no Teatro Carlos Urbim  (Av. Sepúlveda s/nº). Às 15h30 segue para a Praça de Autógrafos para autografar seus livros O caracol e a tartaruga são amigos;  O caracol e a tartaruga em dias chuvosos; O homem que amava caixas; Pedro e Tina. No fim da tarde, participa de palestra na mostra de ilustrações (veja abaixo), no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.020).

 

Ilustrações

Ao longo do dia, a programação da 11ª Traçando Histórias – Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil terá oficina com Jô Oliveira (das 9h às 12h30min), oficina com Marilia Pirillo (das 13h30min às 17h) e palestra com o australiano Stephen Michael King (das 17h30min às 19h30min).

No Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.020).

 

Kafka e a Kabbalah

O escritor tcheco Franz Kafka, que revolucionou a literatura moderna com suas histórias estranhas e altamente alegóricas, foi estudante de Kabbalah, ciência espiritual desenvolvida por seus ascendentes judeus. O escritor Charles Kiefer traduziu pela primeira vez um conto cabalistico que estava escondido dentro dos diários do escritor tcheco.

Às 17h30min, no Teatro Carlos Urbim  (Av. Sepúlveda s/nº).

 

Livros Que Abalaram o Mundo

Antonio Amantino, professor da UPF, fala sobre A Riqueza das Nações (1776), de Adam Smith, à partir das 17h, e Ricardo Barberena, professor da PUC, sobre 120 Dias de Sodoma (1785), do Marquês de Sade, à partir das 18h, no ciclo Vinte e Dois Livros Que Abalaram o Mundo (E que ninguém lê mais...).

Das 17h às 19h, na Sala de Oficinas do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).

 

6 de novembro, terça-feira

Leitura e Conscientização

Voltada para professores, bibliotecários, mediadores de leitura e outros interessados, a Oficina Leitura e Conscientização tem duas sessões no dia, em bate-papos com os jurados do 6º Prêmio RBS de Educação. A primeira oficina tem como tema literatura e cidadania, das 9h às 10h30min, e a segunda trata de literatura e meio ambiente, das 10h30min às 12h. Informações e inscrições em fmss.org.br.

Na Sala de Vídeo do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.020).

 

Laurent Cardon

O premiado diretor de arte e ilustrador francês radicado em São Paulo desde 1995 Laurent Cardon tem um dia intenso de participação na feira. Às 9h, faz contação de histórias no QG dos Pitocos (agendamento escolar pelo visitacaoescolar@camaradolivro.com.br); às 10h30min participa de O Autor no Palco, no Teatro Carlos Urbim  (Av. Sepúlveda s/nº); às 14h, ministra oficina no ciclo A Hora do Educador, seguida de  mesa-redonda com Alexandre Rampazo, às  18h30min, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.020).

 

Stephen Michael King

O autor infantil australiano Stephen Michael King autografa O urso de todas as cores.

Às 18h30min, na Praça de Autógrafos.

 

Bienal

A Fundação Bienal do Mercosul realiza seminário com a presença da curadora argentina Andrea Giunta e convidados. A primeira sessão aborda os discursos da lei, o ativismo trans e a história da arte escrita em primeira pessoa para analisar o lugar das mulheres e do feminino na sociedade e na cultura, a partir das 10h30 min, com Giunta, María Berenice Dias, Gloria Crystal e Roberta Barros. Às 13h30min, o tema e política do corpo, formas de ativismo artístico e a relação entre feminismo e performance, com Alice Porto e Julha Franz, Claudia Paim, Carmen Lucía Capra. Às 15h30min, discute-se a invisibilidade das artistas na história da arte por razões de gênero e raça, com Rosana Paulino, Igor Simões e Giunta. No encerramento, a partir das 17h, Julha Franz e Claudia Paim apresentam uma performance.

Biblioteca do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, 3º andar).

 

Histórias mal contadas

O historiador Rodrigo Trespach apresenta seu livro De histórias não (ou mal) contadas – escravidão, do ano mil ao século XXI, que partindo do princípio de que a escravidão não foi abolida no século XIX e está mais perto do que se pode imaginar. Depois da apresentação na Biblioteca do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, 3º andar), com início às 18h, Trespach segue para a sessão de autógrafos.

Às 19h30min, na Praça de Autógrafos.

 

Livros Que Abalaram o Mundo

Flávio Loureiro Chaves, professor da UFRGS, fala sobre Moby Dick (1851), de Herman Melville, e o escritor José Botelho aborda O Espião que Saiu do Frio (1963), de John de la Carré, no ciclo Vinte e Dois Livros Que Abalaram o Mundo (E que ninguém lê mais...).

Das 17h às 19h, na Sala de Oficinas do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).

 

7 de novembro, quarta-feira

Leitura e Conscientização

Os jurados do 6º Prêmio RBS de Educação conversam com o público da Oficina Leitura e Conscientização sobre as práticas narrativas que ajudam a refletir sobre as questões sociais atuais, em duas sessões no dia, aberta a professores, bibliotecários, mediadores de leitura e outros interessados. Das 9h às 10h30min, o tema será literatura e gênero e na sessão das 10h30min às 12h será debatida literatura e raça. Informações e inscrições em fmss.org.br.

Na Sala de Vídeo do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.020).

 

Livros Que Abalaram o Mundo

Regina Zilberman, professora da UFRGS, fala sobre Memórias de uma moça bem comportada (1958), de Simone de Beauvoir, e Antonio Hohlfeldt, professor da PUC, sobre Winettou (1893), de Karl May, no ciclo Vinte e Dois Livros Que Abalaram o Mundo (E que ninguém lê mais...).

Das 17h às 19h, na Sala de Oficinas do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).

 

Autógrafos gaúchos

A escritora e colunista Martha Medeiros autografa seu livro Quem Diria Que Viver Ia Dar Nisso, às 17h30min. A coletânea de crônicas que falam de temas como arte e assédio, com humor e sensibilidade. Na sequência, o advogado, escritor e culinarista José Antonio Pinheiro Machado autografa O Senhor Acaba de Morrer e 222 Receitas, à partir das 18h30min.

Na Praça de Autógrafos da Feira.

 

8 de novembro, quinta-feira

Zen Budista

A Monja Coen fala sobre seu lançamento Zen para Distraídos: princípios para viver melhor no mundo moderno, às 18h30min, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda s/nº) e, na sequência, autografa o livro às 19h30min, na Praça de Autógrafos.

 

Cancioneiro sertanejo

O cantor e compositor Sérgio Reis e seu biógrafo, Murilo Carvalho, autografam o livro Sérgio Reis: Uma vida, um talento, às 18h30min, e, às 20h, participam de encontro com alunos e professores da Educação para Jovens e Adultos no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda s/nº). O agendamento de turmas deve ser feito pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br.

 

Livros Que Abalaram o Mundo

A jornalista e escritora Cláudia Laitano fala sobre Em Busca do Tempo Perdido (1913-1927), de Marcel Proust, à partir das 17h, e o historiador Felipe Pimentel aborda As Portas da Percepção (1954), de Aldous Huxley, às 18h, no ciclo Vinte e Dois Livros Que Abalaram o Mundo (E que ninguém lê mais...).

Das 17h às 19h, na Sala de Oficinas do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).

 

9 de novembro, sexta-feira

Leitura e Conscientização

A Oficina Leitura e Conscientização promove um bate-papo de jurados do 6º Prêmio RBS de Educação com  professores, bibliotecários, mediadores de leitura e outros interessados a respeito de literatura e raça. Informações e inscrições em fmss.org.br.

Das 10h30min às 12h, na Sala de Vídeo do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.020).

 

As Múltiplas Faces da Leitura

O 6º Prêmio RBS de Educação promove um aulão com os conteúdos expostos no curso online As Múltiplas Faces da Leitura. Com mediação do Ricardo Roca e convidados, o encontro fala sobre as várias formas que a leitura pode entrar na vida de alguém e como a escola pode promover um espaço de troca e inclusão de outras linguagens. Aberto a educadores e demais interessados, com limite de 200 lugares. Informações e inscrições em fmss.org.br.

Das 14h às 17h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223, 4º andar).

 

Minioficina de Minicontos

Marcelo Spalding ministra uma oficina dinâmica e divertida, partindo do miniconto para trabalhar com conceitos fundamentais para a criação de narrativas em geral, como efeito e subtexto.

Às 16h, na Sala O Retrato no CCCEV (Rua dos Andradas, 1.223, 4º andar)

 

Livros Que Abalaram o Mundo

Débora Mutter, professora da ULBRA, fala sobre Bom Dia, Tristeza (1954), de Françoise Sagan, e Herika Zobgi Jorge, professora da Uniritter, a respeito de A Arte de Amar (1956), de Erich Fromm, no ciclo Vinte e Dois Livros Que Abalaram o Mundo (E que ninguém lê mais...).

Das 17h às 19h, na Sala de Oficinas do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).

 

10 de novembro, sábado

Cartum gaúcho

O chargista, cartunista e aquarelista Edgar Vasques autografa seu livro Crocodilagem, às 17h30min, na Praça de Autógrafos da Feira. Na sequência, ele participa de um bate-papo com Goida sobre sua carreira e sobre Rango, personagem de sua autoria que é um dos mais longevos do humor gráfico brasileiro e está em Crocodilagem.

Às 18h30min, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1085 2º andar).

 

Voz feminina da África

A ruandesa Scholastique Mukasonga radicada na França, considerada uma das maiores vozes literárias da África, fala sobre violência e discriminação oriundas dos conflitos étnicos em seu país, o que marcou fortemente sua trajetória na literatura. A apresentação será da jornalista e escritora Cláudia Laitano, em bate-papo com o público às 15h, no Auditório Barbosa Lessa no CCCEV (Rua dos Andradas, 1.223, 4º andar). Na sequência, às 16h30min, ela autografa A mulher de pés descalços, Nossa Senhora do Nilo e Baratas, na Praça de Autógrafos.

 

Influenciadores literários digitais

A Feira recebe o 3º Encontro de Influenciadores Literários e Seguidores, com a presença das booktubers e escritoras Bel Rodrigues e Paola Aleksandra. O evento será das 14h às 18h, no Espaço do Conhecimento Petrobras. Na sequência, às 18h30min, Paola autografa seu primeiro romance, Volte para mim, da Editora Planeta, na Praça de Autógrafos.

 

11 de novembro, domingo

Usina do Papel

A Secretaria Municipal da Cultura promove a Usina do Papel, oficina de reciclagem para crianças utilizando o papel como recurso criativo para a produção de trabalhos, além de conscientizar sobre o consumo e o descarte deste bem.

Das 14h às 16h, no estande da Prefeitura na Feira.

 

Dia de quadrinhos

O evento Mutação na Feira – HQs, Zines e Cultura Pop vai reunir quadrinistas, especialistas, colecionadores e leitores de HQ. O palestrante convidado é o artista transmídia Edgar Franco, o Ciberpajé, que abordará o tema HQtrônicas e quadrinhos hipermidiáticos às 14h.

Das 13h30min às 20h30min, no Espaço do Conhecimento Petrobras.

 

Nos Olhos de um Gato

A portuguesa Ana Margarida de Carvalho, autora do romance multipremiado Não se pode morar nos olhos de um gato, faz um bate-papo com Reginaldo Pujol Filho com mediação de Gabriela Silva, sobre histórias de mares, naufrágios e sobrevivências, às 18h, na Biblioteca do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, 3º andar). Na sequência, a escritora autografa seu livro, a partir das 19h30min, na Praça de Autógrafos da Feira.

 

12 de novembro, segunda-feira

Rogério Andrade Barbosa

O escritor participa do ciclo O Autor no Palco às 15h30min no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº) e, na sequência, da contação de histórias no QG dos Pitocos, às 16h30min

 

Livros Que Abalaram o Mundo

O escritor Pedro Gonzaga fala sobre Trópico de Câncer (1934), de Henry Miller, e Antonio Sanseverino, professor da UFRGS, sobre Lord Jim (1900), de Joseph Conrad, no ciclo Vinte e Dois Livros Que Abalaram o Mundo (E que ninguém lê mais...).

Das 17h às 19h, na Sala de Oficinas do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).

 

Leitura em Voz Alta

Sessão especial do projeto Leitura em Voz Alta tem como leitura recomendada O Filho de Mil Homens, de Valter Hugo Mãe, com coordenação de Luiza Milano, Andreia Laimer, Augusto Stevanin e Carolina Riter.

Das 18h30min às 20h30min, na Sala de Vídeo do Memorial do RS (Rua 7 de Setembro, 1.020)

 

13 de novembro, terça-feira

Lenice Gomes

A escritora pernambucana Lenice Gomes participa do ciclo O Autor no Palco, às 10h30min, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº), com agendamento escolar pelo email visitacaoescolar@camaradolivro.com.br. No dia 14, Lenice participa da contação de histórias no QG dos Pitocos, às 17h30min.

 

Livros Que Abalaram o Mundo

Rodrigo de Lemos, professor da UFCSPA, fala sobre A Condição Humana (1933), de André Malraux, e a escritora Ana Carolina Seffrin fala sobre Delta de Vênus (1940), de Anaïs Nin, no ciclo Vinte e Dois Livros Que Abalaram o Mundo (E que ninguém lê mais...).

Das 17h às 19h, na Sala de Oficinas do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).

 

Ficção e empatia

A literatura é um exercício de alteridade, um caminho para o entendimento, e o amor pelos livros e pela literatura se torna a salvação de um garoto durante a II Guerra. O tema do romance de Leticia Wierzchowski é debatido com as participações de Tabajara Ruas e Tânia Carvalho, às 18h, na Biblioteca do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, 3º andar). Mais tarde, a escritora autografa, às 19h30min, o livro O menino que comeu uma biblioteca, na Praça de Autógrafos.

 

14 de novembro, quarta-feira

Literatura e gauchidade: Barbosa Lessa escritor

Jocelito Zalla e Luís Augusto Fischer discutem o papel da literatura na construção de uma identidade política gaúcha para o RS através da obra ficcional de Barbosa Lessa, às 14h30min, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, 2º andar). Na sequência, às 16h30min, Jocelito Zalla autografa o livro O Centauro e a Pena: Barbosa Lessa e a Invenção das Tradições Gaúchas, na Praça de Autógrafos.

 

Quem se edita não perde a escrita

Marô Barbieri e Paula Taitelbaum fazem um bate-papo com escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil, além de demais interessados, com a mediação de Dilan Camargo.

Às 17h, na Sala de Vídeo do Memorial do RS (Rua 7 de Setembro, 1.020)

 

Livros Que Abalaram o Mundo

Sergius Gonzaga, professor da UFRGS, fala sobre um livro lançado em 1927, de título ainda não revelado, e o historiador Voltaire Schilling fala sobre Arquipélago Gulag (1973), de Alexander Soljesnitsin, no ciclo Vinte e Dois Livros Que Abalaram o Mundo (E que ninguém lê mais...).

Das 17h às 19h, na Sala de Oficinas do Theatro São Pedro (Praça Mal. Teoodoro, s/nº).

 

Música

A Banda Municipal de Porto Alegre faz apresentação.

Às 17h30, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº)

 

Os poETs

Ricardo Silvestrin, Alexandre Brito e Ronald Augusto apresentam os poETs para alunos de educação para jovens e adultos e do Ensino Médio noturno. Agendamento escolar pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br.

Às 20h, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº)

 

15 de novembro, quinta-feira

Orquestra Villa-Lobos

Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, a Orquestra Villa-Lobos faz apresentação.

Às 11h, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº)

 

Ideias inovadoras

O encontro “TED” - Quem ensina a entender as palavras ensina a entender o mundo apresenta os projetos finalistas do 6º Prêmio RBS de Educação que incentivam o hábito leitor e a relação com o mundo das palavras. O evento é aberto a educadores e demais interessados, com limite de 300 lugares. Informações e inscrições em fmss.org.br.

Das 13h às 17h30min, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223, 4º andar).

 

Arte de Envelhecer

O autor português Joaquim Manoel Pinto Serra, na companhia de Antonio Soares e Sérgius Gonzaga, fala sobre a arte de envelhecer no bate-papo Contribuição do Escritor na Desmitificação do Envelhecimento.

Às 16h, na Sala O Retrato no CCCEV (Rua dos Andradas, 1.223, 4º andar)

 

Literatura gaúcha

O escritor Alcy Cheuiche autografa seu livro O Velho Marinheiro: A história da Vida do Almirante Tamandaré, às 16h30min, na Praça de Autógrafos da Feira. Na sequência, o escritor apresenta seu romance, com destaque para as técnicas literária do gênero, em bate-papo com o público.

Das 14h30min, na sala O Retrato do Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223).

 

Literatura Contra o Conservadorismo

O escritor argentino Damián Tabarovsky participa da mesa Literatura Contra o Conservadorismo, para discutir como a literatura pode se opôr às velhas formas, aos velhos consensos e inaugurar, pela linguagem, novos mundos possíveis. A mediação é de Sérgio Karam. O encontro será no Auditório Barbosa Lessa no CCCEV (Rua dos Andradas, 1.223), às 18h. Na sequência, o escritor autografa sua obra, a partir das 19h30min, na Praça de Autógrafos.

 

Livros Que Abalaram o Mundo

Lúcia Serrano fala sobre O amante de Lady Chaterley (1922), de D. H. Lawrence, à partir das 16h; o psicanalista Carlos Veit aborda Tornar-se pessoa (1954), de Carl Rogers, à partir das 17h; e o crítico literário João A. Nicotti fala sobre Doutor Jivago (1956), de Boris Pasternak, à partir das 18h, no ciclo Vinte e Dois Livros Que Abalaram o Mundo (E que ninguém lê mais...).

Na Sala de Oficinas do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).

 

Patrona autografa

A poeta Maria Carpi, patrona desta edição da Feira, autografa toda a sua obra.

Às 18h30min, na Praça de Autógrafos.

 

Serenata de Encomenda

Com um repertório eclético que retrata o universo feminino num diálogo sensível, irônico, ativista e romântico, a banda CRê TINAS une três sopranos e três músicos num projeto experimental, bem humorado e irreverente, com direção cênica de Evandro Soldatelli.

Às 19h30min,  no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº).

 

16 de novembro, sexta-feira

Theatro São Pedro, 160 anos de dramaturgia - Oficina

Em uma dinâmica teórico-prática, Patrícia Fagundes ministra a Oficina Composição Dramatúrgica: Práticas de Escrita Cênica, abordando procedimentos a partir da experiência como compositora dramatúrgica e encenadora em diversas montagens da Cia Rústica, assim como de sua experiência como docente de Direção Teatral na UFRGS. Inscrições e informações por programacao@teatrosaopedro.com.br e 3227-5100.

Às 13h, na Sala de Música do Multipalco do Theatro São Pedro (Praça Mal Deodoro, s/nº)

 

Livros Que Abalaram o Mundo

Luis Augusto Fischer, professor da UFRGS, fala sobre um livro lançado em 1987, de título ainda não revelado, à partir das 16h; Juremir Machado da Silva, professor da PUC, fala sobre A Idade da Razão (1946), de Jean-Paul Sartre, à partir das 17h; e o escritor Jeferson Tenório aborda Numa Terra Estranha (1962), de James Baldwin, à partir das 18h, no ciclo Vinte e Dois Livros Que Abalaram o Mundo (E que ninguém lê mais...).

Na Sala de Oficinas do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).

 

Fake News e o comportamento digital: reflexão sobre consequências

Bate-papo com Márcia Kern e Leonardo Zanatta propõe uma reflexão sobre o comportamento digital e suas consequências judiciais na criação e compartilhamento de notícias falsas.

Às 15h, no Auditório Barbosa Lessa no CCCEV (Rua dos Andradas, 1.223, 4º andar).

 

Presença pernambucana

Bate-papo sobre o livro Caleidoscópio do Contador de Histórias com a escritora pernambucana Lenice Gomes, com a mediação de Milene Barazzetti.

Às 16h30min, na Biblioteca Moacyr Scliar do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.020).

 

Entre filosofia e poesia, onde o amor?

Amor na Filosofia é tratado em reflexão onde o limite se impõe, na oficina quebusca o encontro dos dois conceitos e a descoberta do entre no milagre do amor, com Izabel Bellini Zielinsky. As inscrições podem ser feitas pelo email oficinas@camaradolivro.com.br ou de quinta a sábado, à tarde, no 4º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223, Porto Alegre – RS). O segundo parte do evento ocorre no dia seguinte, no mesmo local e horário.

Às 17h30min, na Sala O Retrato no CCCEV (Rua dos Andradas, 1.223, 4º andar).

 

70 anos de Caio F.

Para celebrar os 70 anos do nascimento de Caio Fernando Abreu (1948-1996), haverá uma discussão sobre a obra, que vai da poesia ao teatro, seguida de leitura dramática com a atriz Suzana Saldanha. Com Marcia Ivana de Lima e Silva, Amanda Costa e Israel Augusto Moraes de Castro Fritsch.

Às 18h30min, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, 2º andar)

 

Júpiter Maçã: A Efervescente Vida & Obra

O jornalista Cristiano Bastos, co-autor da biografia Júpiter Maçã: A Efervescente Vida & Obra, fala sobre o processo de escrita do livro. O conjunto musical Império da Lã, formado por Carlinhos Carneiro e Chicão Bretanha, faz pocket show em homenagem ao músico falecido em 2015. O encontro será às 18h30min, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº). Depois disso, às 19h30min, Cristiano Bastos e Pedro Brandt autografam o livro.

 

Ayrton Patineti dos Anjos

Márcio Pinheiro e Roger Lerina autografam a biografia Ayrton Patineti dos Anjos – Lembranças, sons e delírios de um produtor musical.

Às 19h30min, na Praça de Autógrafos.

 

17 de novembro, sábado

Oficina de ilustração

A oficina ministrada por Carol Rossetti vai trabalhar a complexidade de narrativas na ilustração através da diversidade. As inscrições podem ser feitas pelo email oficinas@camaradolivro.com.br ou de quinta a sábado, à tarde, no 4º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223).

Às 14h, na Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223).

 

Oficina de Teatro

O dramaturgo argentino Jorge Quiroga ministra oficina de teatro. As inscrições podem ser feitas pelo email oficinas@camaradolivro.com.br ou de quinta a sábado, à tarde, no 4º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223).

Às 15h, no CODA Espaço Cultural (Rua Caldas Júnior, 16).

 

Festival do Japão

Com uma intensa programação, a Associação do Festival do Japão no RS faz um dia de atividades de divulgação e celebração da cultura do país, com destaques para a palestra sobre literatura japonesa às 10h30min e apresentações sobre bolsas oferecidas pelo governo japonês, às 11h. Às 12h30min será exibido documentário sobre a imigração japonesa no RS e às 14h haverá contação de histórias japonesas para crianças. A tarde continua com oficinas de origami, karuta, mangá,  soroban e hai kai.  Às 17h40min haverá apresentação de dança e de taikô.

Das 10h às 20h30min, no Espaço do Conhecimento Petrobras, na Praça da Alfândega.

 

Theatro São Pedro, 160 anos de dramaturgia – Leituras dramáticas

Em leituras dramáticas dos textos das dramaturgas editadas pela EdiPUCRS, Fernanda Moreno apresenta Diálogos nas folhas em branco/Dogday, Patsy Cecato apresenta Mulheres Pessegueiro, Natasha Centenaro apresenta Duas vezes dramática e Patricia Silveira apresenta Em um tempo aberto. A programação faz parte do ciclo Feira Fora da Feira.

Às 16h20min, na Sala de Música do Multipalco do Teatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).

 

Presença francesa

A francesa Paula Anacaona, fundadora da Editora Anacaona, voltada a apresentar aos franceses autores brasileiros e que publicou seu primeiro romance, Tatou, que se passa entre a França e o Brasil, aborda questões de raça, gênero e classe em uma conversa com o público, com mediação de Fernanda Bastos. Será às 18h30min, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085 2º andar). Na sequência, a autora autografa o livro, às 19h30min, na Praça de Autógrafos.

 

Feminismo vindo da Noruega

Feminismo, quadrinhos e representatividade – experiências com artivismo no Brasil e na Noruega é o tema do painel do qual as norueguesas Marta Breen e Jenny Jordahl, autoras de uma graphic novel que celebra a história da luta feminista em todo o mundo, intitulada Mulheres na luta: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade.

Às 18h, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, 4º andar).

 

Katia Suman e os diários secretos da Ipanema FM

Os bastidores da rádio que fez a cabeça da geração dos anos 80 e 90 é o tema do bate-papo de Katia Suman, Mauro Borba, Jimi Joe, Alemão Vitor Hugo, com mediação de Luís Augusto Fischer, às 18h30min, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº). Depois, a autora autografa o livro Katia Suman e os diários secretos da Ipanema FM na Praça de Autógrafos, às 19h30min.

 

18 de novembro, domingo

Música

Concerto Zaffari com a Orquestra Unisinos Anchieta.

Às 11h, no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, s/nº).

 

Domingos de Criação

Na programação do Domingos de Criação, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul se apresenta sob a regência do maestro Telmo Jaconi, às 11h30min. Às 12h será a vez de Daniel Oviedo e Mariana Casagrande fazerem um espetáculo de tango. Às 13h, há show de percussão do Afoxé do Ponto de Cultura Ilê Axé Cultural e do mestre Griot Edu Nascimento.

Na Praça de Autógrafos.

 

Existencialismo e produção trans

O existencialismo francês na literatura de autoria trans brasileira é tema do debate com Atena Beauvoir, Amara Moira e Phelipe Caetano, que vão abordar a invisibilidade dessa produção e os paradigmas existencialistas na epistemologia produzida a partir da própria transperspectiva.

Às 16h30min, na Biblioteca do Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1.085, 3º andar), seguido de autógrafo, às 17h30min, do livro Contos Transantropolóticos, de Atena Beauvoir, na Praça de Autógrafos.

destaques da programação

Omar Freitas