Quiz

Você conhece as ruas de Porto Alegre?

Você conhece as ruas de Porto Alegre?

01

Quem foi Lucas de Oliveira?

O Coronel Manoel Lucas de Oliveira foi um dos líderes da Revolução Farroupilha, ao lado de Bento Gonçalves. Após a batalha do Seival, ajudou a convencer o comandante Antônio de Sousa Netto a proclamar a República Rio-Grandense, nos campos dos Meneses, às margens do Arroio Jaguarão, declarando separado o Rio Grande do Sul do Império do Brasil em 11 de setembro de 1836.

01

Por que a Andradas é conhecida como Rua da Praia?

A Rua da Praia surgiu às margens do Guaíba e é a rua mais antiga da cidade. Começava na ponta do Gasômetro, onde foram instalados os Armazéns Reais e o Arsenal da Marinha, e ia até a General Câmara, junto à Praça da Alfândega. Em 1865, passou a ser chamada de Rua dos Andradas.

01

O que aconteceu em 24 de outubro?

A data que dá nome à rua do bairro Moinhos de Vento lembra o golpe de 1930, que depôs o presidente Washington Luís Pereira de Souza.

01

Qual dessas ruas já foi chamada de Rua do Cotovelo?

A Rua Riachuelo era conhecida como Rua do Cotovelo em função da curva que forma atrás do Theatro São Pedro. A via também chegou a ser batizada de Rua da Ponte. Em 1865 passou a ser chamada de Rua Riachuelo.

01

Qual dessas ruas já foi chamada por três nomes diferentes ao mesmo tempo?

A Rua General Câmara era chamada de Rua do Ouvidor desde 1799, em homenagem ao ouvidor da Câmara Dr. Lourenço José Vieira Souto, que determinou o calçamento da via. Da Rua da Praia (atual Andradas) em direção ao Guaíba, era conhecida como Beca do Garapa, por ter um estabelecimento que vendia caldo de cana de ótima qualidade. Em 1829, a via íngreme também começou a ser chamada de Rua da Ladeira. Essas designações coexistiram até 1870, quando a via foi denominada oficialmente de Rua General Câmara.

01

O que aconteceu em três de maio?

A rua do bairro Floresta é uma homenagem à falsa data do descobrimento do Brasil. Por muito tempo, celebrou-se o descobrimento do Brasil em 3 de maio e não em 22 de abril. O historiador português Gaspar Correia deduziu que o descobrimento havia ocorrido nessa data a partir do fato de Cabral ter batizado a Terra de Vera Cruz - nome mudado pelo rei dom Manuel para Santa Cruz - em função da comemoração religiosa que ocorria em 3 de maio. No entanto, a carta de Pero Vaz de Caminha, que evidencia a descoberta do Brasil em 22 de abril, foi encontrada por outro pesquisador Português e publicada em 1817.

01

Quem foi Gonçalo de Carvalho?

Gonçalo Henrique de Carvalho, conselheiro municipal e vice-presidente da Associação Comercial de Porto Alegre no século 19, é homenageado no nome da rua eleita a mais bonita do mundo.

01

Qual dessas vias era conhecida como Rua do Arvoredo?

A Rua do Arvoredo, que em 1870 passou a ser chamada de Rua Coronel Fernando Machado, foi uma das primeiras vias de quando a Capital ainda era chamada de Vila Porto Alegre. Ficou conhecida por uma história macabra do século 19. À época, um homem seria responsável por matar pessoas em série, esquartejá-las e levar a carne a um açougue para a fabricação de linguiça. A história inspirou livros e peças de teatro, mas não chegou a ser esclarecida.

01

Quem foi João Telles?

A rua do bairro Bom Fim foi batizada em homenagem ao General João Batista da Silva Telles, que atuou na Guerra do Paraguai e participou das operações iniciais da guerra civil rio-grandense.

01

Quem foi João Alfredo?

João Alfredo Correa de Oliveira foi um político que esteve ligado à formulação da Lei Áurea. De 10 de março de 1888 a 7 de junho de 1889, foi presidente do Conselho de Ministros, além de chefe do governo e maior adversário de Joaquim Nabuco em Pernambuco. Seu ministério assegurou a aprovação parlamentar do projeto da Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel.

Resultado