GRAMMY 2017

A disputa pelo gramofone

Gustavo Brigatti

gustavo.brigatti@zerohora.com.br

Maior premiação da indústria musical, o Grammy revelará seus vencedores neste domingo. A 59ª edição da festa reunirá, como de praxe, os maiores vendedores de discos com as promessas de cifras. No recheio, números musicais inéditos e discursos que sempre dão o que falar.

 

Direto do Staples Center, em Los Angeles, a cerimônia será comandada por James Corden, ator e comediante britânico que atualmente apresenta o The Late Late Show, na rede de TV CBS. Corden ficou conhecido pelo quadro Carpool Karaoke, em que dirige um carro enquanto músicos convidados ouvem e dublam suas próprias canções.

 

Se no ano passado o pop dominou a premiação — com vitórias de Taylor Swift, Ed Sheeran, Meghan Trainor e Bruno Mars —, o Grammy 2017 deverá assistir à supremacia de hip hop, rap e R&B. Angariando o maior número de indicações e concorrendo nas principais categorias, Beyoncé, Rihanna, Drake, Adele e Kanye West não devem dar muita chance para outros gêneros fora de seus próprios nichos.

 

Como sempre, a entrega dos gramofones dourados será intercalada por shows ao vivo — basicamente, gente que está competindo ou vencedores/indicados de outras edições. Uma das atrações mais aguardadas é a parceria entre Metallica e Lady Gaga, mas haverá também o lançamento do novo single de Katy Perry, Chained to the Rhythm, parceria da cantora com Skip Marley, neto de Bob Marley.

 

Neste ano, os únicos brasileiros no páreo são Caetano Veloso e Gilberto Gil, que concorrem como melhor álbum de World Music com Dois Amigos, Um Século De Música. O canal pago TNT e o site TNT Go transimitirão ao vivo a cerimônia de entrega dos Grammy a partir das 23h deste domingo, com tradução simultânea e comentários de Domingas Person e João Marcelo Bôscoli.

VEJA AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES

As principais premiações

Álbum do ano

25 - Adele

Lemonade - Beyoncé

Purpose - Justin Bieber

Views - Drake

A Sailor's Guide To Earth - Sturgill Simpson

Gravação do ano

Hello - Adele

Formation - Beyoncé

7 Years - Lukas Graham

Work - Rihanna Featuring Drake

Stressed Out - Twenty One Pilots

Música do ano

Formation - Beyoncé

Hello - Adele

I Took A Pill In Ibiza - Mike Posner

Love Yourself - Justin Bieber

7 Years - Lukas Graham

Artista revelação

Kelsea Ballerini

The Chainsmokers

Chance The Rapper

Maren Morris

Anderson .Paak

CURIOSIDADES

Os mais indicados

É batata: sempre que Beyoncé está no páreo, aglutina um grande número de indicações. Este ano, a cantora, grávida de gêmeos, concorre em nove categorias pelo disco Lemonade (gravação do ano, álbum do ano, música do ano, melhor perfomance solo pop, melhor perfomance solo rock, melhor disco de música urbana contemporânea, melhor performance rap, melhor vídeo, melhor filme musical). Mas ela não está tão isolada na liderança: Drake, Rihanna e Kanye West estão logo atrás, com oito indicações cada. Chance the Rapper vem na sequência com sete enquanto Adele coleciona cinco indicações. Falecido no início do ano passado, o músico britânico David Bowie comparece com quatro indicações pelo último disco lançado em vida, Blackstar.

A grande disputa

Apesar de não equivalerem em número de indicações, Beyoncé e Adele devem protagonizar a maior disputa da noite. Ambas concorrem cabeça a cabeça nos três principais prêmios da noite: álbum do ano, gravação do ano e música do ano. Beyoncé chega com seu aclamado manifesto político Lemonade, enquanto Adele apresenta 25, um dos discos mais vendidos do ano passado e que apresenta uma virada emocional em sua carreira. As divas ainda sobem ao ringue na disputa pelo gramofone de melhor perfomance pop solo.

Os shows

Filé mignon do Grammy, os números musicais são (com o perdão do trocadilho) um show à parte. Divas e astros consagrados e novatos cheirando a leite, quem vende (ainda) milhões de discos e quem ainda arranha as paradas de sucesso, gente do rock, do pop, do rap, da eletrônica: o palco da premiação tem ares de ensaio aberto. Para este ano, uma das atrações mais aguardadas é a parceria entre Metallica (que vem de um retorno de oito anos sem lançar disco de inéditas) e Lady Gaga (que fez um show épico no último final de semana durante o intervalo do Super Bowl). Mas não é só: a cerimônia ainda terá apresentações de Katy Perry, Anderson .Paak, A Tribe Called Quest, Beyoncé, Adele, Alicia Keys com Maren Morris, Bruno Mars, Carrie Underwood, Keith Urban, John Legend e The Weeknd com Daft Punk _ este último, marcando o retorno dos mascarados ao Grammy após a catártica apresentação em 2014 com Stevie Wonder.

Os brasileiros

O Brasil será representado na cerimônia por Caetano Veloso e Gilberto Gil. A dupla concorre na categoria melhor álbum de World Music com o trabalho Dois Amigos, Um Século de Música. Celebrando 50 anos de carreira, o projeto levou os músicos a excursionar pelo Brasil e o mundo levando clássicos da MPB em arranjos de voz e violão. No repertório, apenas gemas do cancioneiro da dupla, como Back in Bahia, Tropicália, Sampa, Drão, Expresso 2222 e Domingo no Parque.

A barbada

Chancelor Johnathan Bennett chegou há pouco, mas já é o novo queridinho da poderosa indústria do hip hop. Atendendo pela humilde alcunha de Chance the Rapper, o rapaz acumula sete indicações (mais do que Adele) por seu terceiro trabalho, a mixtape Coloring Book. O disco, o primeiro lançado exclusivamente em formato digital a ser indicado a um Grammy, concorre na categoria de melhor álbum de rap contra gente do calibre de Drake, De La Soul e Kanye West _ este, um dos produtores de Coloring... e com quem divide outras indicações. Ao mesmo tempo, Chance concorre como artista revelação, cujo gramofone dourado já é dado como certo nas bolsas de aposta.

O azarão

Considerando seus concorrentes, Sturgill Simpson iniciou tarde sua carreira na música: o primeiro disco de estúdio, High Top Mountain, foi lançado em 2013, quando ele já computava 35 anos de idade. As críticas, no entanto, foram excelentes e o impulsionaram a seguir em frente, sempre investindo em um country rock na linha de Willie Nelson e Johnny Cash. A Sailor's Guide To Earth, seu terceiro trabalho, concorre pelo troféu de melhor álbum do ano contra os superstars Adele, Beyoncé, Justin Bieber e Drake. Há quem diga que ele tenha chance por investir em uma música de raiz genuinamente norte-americana e há quem diga que é justamente por isso que as chances são mínimas. Mas a indicação está valendo.

VEJA AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES

GRAMMY 2017

A disputa pelo gramofone