Troca de pílula pode provocar escape?

Sim. A resposta do organismo varia de acordo com cada pílula. Ao trocar o medicamento, pode haver um escape no primeiro momento, o que tende a normalizar em dois ou três ciclos.

 

Quando ocorre um escape, preciso procurar um médico?

Se o escape ocorreu uma vez e depois não mais, pode estar relacionado ao esquecimento da ingestão de uma pílula da cartela ou a uma mudança no horário habitual de tomar o comprimido. Segundo a ginecologista Daniela Angerame Yela, escapes mais frequentes merecem atenção.

– É importante consultar um médico. Primeiro, porque fica uma situação desagradável, segundo, porque pode indicar algum probleminha.

Pode se tratar de uma não adaptação à pílula anticoncepcional em uso, o que talvez requeira uma troca, ou outras situações, como uma infecção ou a existência de um pólipo.

 

A cor do sangue menstrual muda ao longo da vida?

Há pequenas diferenças: ciclos normais têm sangue vermelho, enquanto ciclos mais curtos apresentam um sangramento mais escuro (amarronzado), similar àquele típico do final da menstruação. Mulheres que tomam pílula e menstruam poucas vezes ao ano também podem ter um sangramento mais escurecido devido à pouca quantidade de fluxo.

 

Quanto tempo leva para normalizar o ciclo menstrual após o parto?

A amamentação posterga a menstruação. Se a mãe amamentar o bebê, ela deve ficar sem menstruar durante seis meses, e depois o organismo deve retomar o ritmo anterior à gestação. Mulheres que não amamentam voltam a menstruar normalmente em torno de três a quarto meses após o nascimento do filho.

 

É possível engravidar estando menstruada?

Uma mulher que tem um ciclo irregular pode engravidar enquanto sangra porque o sangue presente no momento da relação sexual provavelmente não é de menstruação. Ela pode achar que está menstruada, mas o sangue está relacionado a outro motivo – pode ser até um sangramento da fase de ovulação. Se for realmente o ciclo menstrual, ela não vai engravidar.

 

Estresse e abalos emocionais interferem?

Sim. Uma fase de intensa cobrança e desgosto no trabalho ou a morte de um familiar, por exemplo, têm a força de alterar o ciclo menstrual. Às vezes, a menstruação pode descer antes ou depois do que é esperado. Daniela diz que acontece de pacientes que utilizam corretamente um método contraceptivo acharem que podem ter engravidado, e a preocupação com essa suposta gestação já é suficiente para alterar o ciclo.

– Os hormônios responsáveis pelo estresse vão interferir nos hormônios menstruais e vai haver interferência no ciclo. Vira uma bola de neve, até ela fazer um teste de gravidez e ver que não está grávida –  comenta a médica.

Perguntas e respostas

TPM

Cólica

Absorvente

Perguntas
e respostas

TEXTOS

Larissa Roso

EDIÇÃO

Cândida Hansen

DIREÇÃO DE ARTE

Gilmar Fraga

FOTOGRAFIA

Matheus Bruxel

DESIGN

Melina Gallo

Melina Gasperini

TEXTOS

Larissa Roso

 

EDIÇÃO

Cândida Hansen

 

FOTOGRAFIA

Matheus Bruxel

DIREÇÃO DE ARTE

Gilmar Fraga

 

DESIGN

Melina Gallo

Melina Gasperini