A SÉRIE CLÁSSICA

Criada pelo roteirista Gene Roddenberry (1921-1991), Star Trek se passa no século 23, quando a nave Enterprise e sua tripulação embarcam em uma viagem de cinco anos pelos confins da galáxia. Durante três temporadas, o público acompanhou as aventuras do capitão Kirk (William Shatner) e seus comandados na busca por novas civilizações e em batalhas contras alienígenas no espaço ou em planetas inóspitos. A produção original durou de 8 de setembro de 1966 a 9 de junho de 1969 e lançou as bases para tudo o que seria derivado do universo de Star Trek - de novas séries de TV a longas-metragens no cinema, passando por livros, quadrinhos e games.

Publicado em 30 de agosto de 2016

A GRANDE VOLTA

OS PROTAGONISTAS

A NAVE

A TECNOLOGIA

O ANTAGONISTA

texto

Gustavo Brigatti

 

design

Thais Longaray

A GRANDE VOLTA

 

Até o final do ano, a Netflix promete disponibilizar todos os episódios das principais sagas da franquia na TV. Além da série original, serão colocadas à disposição The Next Generation, Deep Space Nine, Voyager e Enterprise. O serviço de streaming também exibirá a nova série, Discovery, que vai ao ar na TV americana em janeiro do ano que vem.

OS PROTAGONISTAS

A NAVE

 

A icônica nave USS Enterprise (ou NCC-1701, seu número de registro) foi construída no Estaleiro de São Francisco que orbita a Terra. É afiliada à Frota Estelar da Federação Unida dos Planetas e, antes de Kirk, foi comandada por Robert April e Christopher Pike. Carrega uma tripulação de 430 pessoas e conta com 14 laboratórios, um deck de observação, tecnologia de teletransporte e dobra espacial. Entre seus armamentos estão canhões phaser e torpedos de photon. Mesmo assim, a nave chegou a ser destruída seis vezes - três no cinema e três na TV.

A TECNOLOGIA QUE STAR TREK ADIANTOU

CELULAR

A tripulação da Enterprise conseguia falar com o pessoal que estava fora da nave através de aparelhos portáteis de comunicação - nada menos que um hoje prosaico celular, mas que na década de 1960 era algo totalmente ficcional.

TABLET

Aparelhos onde era possível acessar todo tipo de informação e controlar dispositivos à distância, os PADDs (Personal Access Display Device ou dispositivo de exibição de acesso pessoal, numa tradução livre) maravilhavam o mundo na época. Hoje, atendem pelo nome de tablets e podem ser encontrados nas seções de gadgets eletrônicos das lojas de departamento.

TRADUTOR INSTANTÂNEO

Conversar com alienígenas não era tarefa simples. Por isso, os tripulantes da Enterprise sempre tinham à mão um tradutor universal quando desciam em algum planeta desconhecido. Dispositivos assim são comuns há muito tempo e, atualmente, estão sendo testados aparelhos de tradução instantânea intra-auricular.

O GRANDE ANTAGONISTA

 

KAHN

Considerado o maior vilão da saga, Khan Noonien Singh é um humano geneticamente modificado. Com intelecto e força superiores, deseja a destruição de espécies que considera inferiores para a criação de uma raça perfeita. Foi interpretado por Ricardo Montalban na série clássica (1967) e no filme Star Trek 2 - A ira de Khan (1982). Voltou a fazer maldade no longa de 2013, Além da escuridão, vivido por Benedict Cumberbatch (O jogo da imitação, Sherlock).